O Taekwondo é uma arte marcial que surgiu na Coreia, em 1945. E, apesar de ser conhecida pelos seus movimento rápidos e explosivos, é uma ótima escolha para os idosos fazer aula de Taekwondo na terceira idade.

Essa arte marcial nasceu da mistura de lutas japonesas, chinesas e coreanas, e veio ganhando muita popularidade desde então. A partir do ano de 2000, passou a ser uma das modalidades dos Jogos Olímpicos.

Hoje em dia, são inúmeras as academias que oferecem aulas de Taekwondo. E, apesar de ser famoso principalmente entre os mais jovens, o taekwondo também começou a fazer sucesso entre as pessoas mais velhas.

É possível fazer aula de Taekwondo na terceira idade?

Primeiramente, é necessário verificar com o seu médico se você está em condições de realizar atividades físicas desse nível. Entretanto, com a aprovação do médico, não há nada que impeça um idoso de fazer aulas de Taekwondo.

E não precisa se preocupar se você não tem experiência com lutas ou se você está parado a muito tempo. O Taekwondo atende as necessidades de pessoas de todos os níveis, desde os iniciantes até os mais experientes.

Outro motivo para se fazer aula de Taekwondo na terceira idade é a possibilidade de conhecer novas pessoas, o que ajuda a manter a motivação, além de promover a interação social.

Benefícios do Taekwondo para a terceira idade

  • Risco Mínimo

Apesar de parecer um esporte muito explosivo, o Taekwondo é, na verdade, muito seguro para ser praticado por pessoas da terceira idade. Com o monitoramento certo, é praticamente impossível se lesionar num treino dessa modalidade.

  • Restauração dos movimentos

Por ser uma atividade física que trabalha praticamente todas as partes do corpo, o Taekwondo ajuda muito as pessoas de idade avançada a recuperar os movimentos que elas possam ter perdido por falta de exercício.

  • Postura

A postura é um fundamento do Taekwondo, e de muitas outras lutas. E como muitas pessoas idosas costumam ter problemas de coluna, a aula de Taekwondo na terceira idade ajuda a evitar ou melhorar a situação desses problemas.

  • Coordenação

Como a maioria das lutas marciais para idosos, o Taekwondo auxilia muito na melhora da coordenação motora, uma vez que os alunos têm que praticar diferentes movimentos em sequência.

  • Condicionamento Físico

Além dos benefícios para as juntas e para a coluna, o Taekwondo também trabalha os músculos da maior parte do corpo, aumentando a resistência e melhorando a forma física de quem o pratica.

  • Memória

O Taekwondo compreende vários tipos de golpes, esquivas e técnicas, cada um com o seu nome. Aprender todas essas coisas ao se fazer um exercício físico, estimula também a memória, o que é muito interessante para pessoas de idade.

  • Autoestima

Conseguir realizar uma atividade física, por si só, já é muito importante para a autoestima dos idosos. Muito melhor é realizar uma atividade que traga tantos benefícios para o corpo, além de muita interação social.

Vale a pena fazer aula de Taekwondo na terceira idade?

Como você pôde conferir no artigo, o Taekwondo traz vários benefícios para a saúde, e é uma das melhores opções de lutas marciais para idosos, seja a pessoa mais atlética ou mais sedentária.

E o que torna o Taekwondo ainda mais interessante é o fato de ele trazer todos esses benefícios ao corpo e à mente de uma forma não tradicional, que é muito mais estimulante que a maioria dos exercícios convencionais.

Então, se você está procurando uma atividade física para restaurar ou melhorar os movimentos do seu corpo, ou simplesmente para evitar ficar parado, a aula de Taekwondo na terceira idade pode ser uma ótima opção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here