A hidroginástica emagrece, e por ser um exercício tão eficiente quanto a musculação, tem conquistado fãs das mais diversas idades, superando as expectativas de seus adeptos.
Em todo caso, assim como qualquer outra modalidade esportiva, para atingir resultados satisfatórios é indispensável entender que o esforço e a disciplina devem ser uma prioridade, assim como o acompanhamento de um profissional qualificado.
Além disso, buscar informações sobre a funcionalidade desse esporte e usá-la a seu favor é que vai definir se a hidroginástica emagrece ou não, independentemente da comparação com a academia.
Por que fazer hidroginástica emagrece e quais os outros benefícios dessa atividade?
Uma aula de hidroginástica pode ser trabalhada em diferentes intensidades e como esse tipo de exercício exige do corpo a mesma mobilidade e esforço que qualquer outra atividade, os resultados referentes a perda de peso são extremamente satisfatórios.
Basicamente, fazer hidroginástica emagrece porque dentro da piscina o corpo demora para se sentir cansado e acaba trabalhando muito mais, uma vez que na água o impacto sofrido é menor e influência positivamente no bem-estar, evitando o incomodo causado pelo suor.
Além disso, contar com o auxílio de equipamentos para aumentar a dificuldade de cada movimento, gera um empenho ainda maior na busca pelos objetivos, sejam eles estéticos ou não, mas é necessário conhecer o próprio corpo antes de tudo.
Até porque, os benefícios que essa atividade oferece vão muito além do emagrecimento, por exemplo:
- Melhora a postura;
- Melhora a respiração;
- Melhora a coordenação motora;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Estimula a saúde cardiovascular;
- Tonifica os músculos;
- Fortalece os ossos;
- Aumentar a resistência e flexibilidade;
- Reduz o estresse cotidiano;
- Reduz algumas dores físicas;
- Combate a depressão e outras doenças emocionais;
- Promove o bem-estar físico e mental;
- Entre outras coisas.
Sendo assim, é possível perceber que essa é uma atividade completa que consegue deixar a rotina mais prazerosa e divertida, por isso deve ser praticada com regularidade e disciplina.
Dicas de exercícios que ajudam a perder peso na aula de hidroginástica
Depois de entender como fazer hidroginástica emagrece, é essencial conhecer algumas técnicas e métodos eficientes que influenciem para que a perda de peso aconteça de forma saudável e consciente.
Para simplificar a história, pode-se dizer que a água cria uma resistência natural e ajuda no fortalecimento dos ossos e músculos, diminuindo também a porcentagem de gordura no corpo com o auxílio de alguns exercícios, como:
- Caminhada na Água;
- Kickboard;
- Resistência;
- Pedaladas e chutes;
- Polichinelos;
- Elevação dos joelhos.
Em todo caso, também é preciso seguir uma dieta balanceada e beber bastante água como forma de potencializar os resultados e manter um estilo de vida mais saudável.
Outra regra importante é consultar o médico antes de decidir que fazer hidroginástica emagrece, pois, embora sua eficácia seja comprovada para esse fator, só ele pode indicar as vantagens e possíveis restrições na escolha de acordo com seu biótipo.
Considerações finais sobre a eficiência da hidroginástica para o emagrecimento
Como pudemos perceber, fazer hidroginástica emagrece e também proporciona uma experiência muito agradável dentro do ambiente das aulas, contribuindo para um maior relaxamento e comunicação dos alunos, para trazer bem-estar e agregar valor ao exercício.
Além disso, como essa é uma modalidade bastante lúdica e divertida, que conta com o auxílio da música para estimular ainda mais os alunos a superarem seus limites e atingirem os objetivos com eficiência, profissionais qualificados tem a capacidade de transformar a realidade em algo melhor.
Pensando nisso, é possível afirmar que a hidroginástica emagrece sim, mas sua eficiência não é melhor nem pior do que a academia, tudo vai depender da força de vontade de cada um, mas também é verdade que talvez essa seja uma opção mais agradável, dadas as circunstâncias.