HomeAcademia Pratique FitnessAula de ritmos para idosos

Aula de ritmos para idosos

Você conhece os benefícios da aula de ritmo para idosos? A dança é um hobby fantástico para os idosos, que pode melhorar o equilíbrio, a força e a mobilidade, além de proporcionar muita diversão.

A dança, e consequentemente a aula de ritmos, é uma das muitas atividades terapêuticas que ajudam as pessoas a encontrar uma nova vitalidade e significado em suas vidas.

Além disso a dança é estimulante e enriquece as atividades de lazer. Quando a aula é projetada especificamente para idosos, pessoas com menos mobilidade ou com deficiências, oferece uma atividade inclusiva e acessível.

Aula de ritmos para idosos como funciona

Pessoas em todos os níveis de mobilidade e habilidade podem participar de aulas de ritmos para idosos, e os cuidadores, parceiros e amigos também são bem-vindos para participar. As turmas podem ser adaptadas para atender pessoas de todas as necessidades e oferecem uma série de benefícios. Podemos destacar:

Melhora no sistema cardiovascular

O exercício de dança é uma atividade aeróbica que queima calorias, trabalha o músculo cardíaco e é apropriada para qualquer idade e nível de condicionamento físico.

A aula de ritmos exige movimentos constantes na sua própria cadência, o que eleva a frequência cardíaca para bombear oxigênio mais rapidamente através do sangue.

Alguns estudiosos sugerem que fazer aeróbica leve de cinco a seis dias por semana pode ajudar a melhorar seus níveis de energia, reduzir o risco de pressão alta, doenças cardíacas e diabetes, fortalecer seu coração e melhorar seu humor geral.

Melhora no equilíbrio

A aula de ritmos para idosos, melhora a marcha e o equilíbrio, o que pode diminuir o risco de quedas. A terapia da dança incentiva os idosos a se moverem em direções diferentes do movimento cotidiano.

Isso ajuda a melhorar o equilíbrio geral, resistência e velocidade de caminhada, que são os principais fatores de risco de queda.

Algumas dicas para iniciantes

Muitos tipos de programas de exercícios estão disponíveis e há muitas maneiras que você pode incluir a dança na rotina. Entretanto, devido as características da aula de ritmos para idosos, ela muitas vezes é a melhor escolha.

Antes de começar uma nova aula de exercícios de dança, pergunte ao instrutor se você pode assistir ou experimentar uma aula gratuitamente. Isso ajudará você a entender melhor a dinâmica das aulas e decidir se este tipo de classe é realmente o ideal.

Antes de iniciar a prática das aulas de ritmos para idosos, é necessário realizar uma visita ao médico para uma avaliação geral. Assim, ele poderá indicar os cuidados recomendados e avaliar se a atividade é segura de acordo com as limitações do paciente.

Ao participar de um exercício de dança, certifique-se sempre de que está trabalhando em um nível que seja confortável para você. Sua frequência cardíaca deve ficar em um ritmo confortável e você nunca deve colocar pressão sobre suas articulações ou forçar qualquer movimento.

Se tiver problemas nas costas ou nas articulações, o seu médico deve aconselhá-lo sobre modificações.

Há uma grande variedade de programas de exercícios de dança para todas as idades e níveis de habilidade, mas muitas pessoas têm medo de tentar, pensando que você tem que saber dançar antes de fazer uma aula.

A maioria das aulas de exercícios de dança não exige treinamento formal e são ensinadas de uma maneira que qualquer um pode fazer. Antes de tentar a aula, converse com o professor sobre quaisquer preocupações que você possa ter.

A aula de ritmos para idosos é uma atividade divertida e benéfica para a saúde mental e física, e que permite relaxar e interagir com outros participantes, criando momentos únicos de diversão!

 

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS