Você sabe o que é a aula de ritmos? Muito comum nas academias, a aula de ritmos é uma classe que mistura diversos tipos de dança em uma única aula com o objetivo de queimar calorias e tonificar o corpo.

Os instrutores de dança adaptam constantemente suas coreografias e desenvolvem novas combinações, muitas vezes inspiradas em estilos populares de ritmos que variam do hip-hop ao sertanejo.

Uma das melhores coisas sobre as aulas de ritmos é que elas são acessíveis a quase todos os níveis de aptidão. Eles também fornecem uma maneira fácil e divertida para as pessoas se tornarem ativas.

O que é e como funciona a aula de ritmos?

Em primeiro lugar, a aula de ritmos é muito diferente da dança técnica ou tradicional, e a coreografia intrincada não é o foco.

Os participantes não passam semanas ou meses aperfeiçoando uma única rotina em antecipação a um programa ou recital; em vez disso, eles aparecem, exercitam-se enquanto fazem o melhor para seguir o instrutor.

A maioria das aulas de dança tem foco no exercício cardiovascular. Os instrutores planejam uma coreografia fácil de seguir que mantém os participantes em movimento em um esforço para elevar suas taxas cardíacas.

Dito isto, há aulas de dança de ritmo mais lentas que se concentram em diferentes elementos da aptidão física. Por exemplo, para melhorar o equilíbrio, a coordenação, a força do núcleo e a flexibilidade, além de aumentar a força de músculos menores e estabilizadores.

Para quem é indicada a aula de ritmos?

Se você gosta de dançar e está procurando uma forma divertida de melhorar sua forma física, é provável que a aula de ritmos seja a escolha certa para você. A beleza deste tipo de atividade é que ela é realmente inclusiva e, na maioria dos casos, pode ser facilmente modificada.

Exceto pessoas com ferimentos graves ou problemas de saúde (deve-se sempre consultar o seu médico antes de iniciar um programa de exercícios), a maioria pode se juntar a aulas de dança e se sentir bem com a experiência.

De um modo geral, a maioria das aulas de dança é de baixo impacto, o que significa que um pé está sempre em contato com o chão. Como os participantes não precisam se preocupar com corrida, salto ou outros exercícios de alto impacto e alta intensidade, é menos provável que as aulas causem ferimentos ou causem dor excessiva.

Além disso, a coreografia é facilmente modificável simplesmente usando movimentos menores; você não precisa balançar os braços com força ou dar passos largos e exagerados, por exemplo.

Dicas para iniciantes

Para participar da maioria das aulas de dança, tudo que você precisa é de roupas esportivas confortáveis ​​e um par de tênis. Dito isso, é importante perguntar sobre as regras e diretrizes específicas do estúdio ou academia sobre roupas e equipamentos.

Não é incomum que os novatos se sintam desconfortáveis ​​ao tentar a aula de ritmos pela primeira vez – até mesmo a coreografia “fácil” pode ser difícil de aprender se você não estiver acostumado a fazê-lo.

Em vez de jogar a toalha, posicione-se ao lado ou atrás da sala de aula e concentre-se em se divertir. Você pode se sentir estranho, mas ninguém mais está prestando atenção em saber se você dominou ou não os passos. Depois de algumas aulas, você se acostumará aos métodos e começará a dominar os movimentos.

Se você se interessou pela aula de ritmos, procure hoje mesmo uma academia e experimente! Você irá se surpreender!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here