A importância da Vitamina B para quem faz academia

1
5185

A vitamina B, na realidade, não é apenas uma vitamina, mas várias, que oferecem diferentes benefícios para o organismo. O conjunto dessas vitaminas é conhecido como “complexo B” e é composto pelas vitaminas: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12.

De um modo geral, esses nutrientes trazem os seguintes benefícios para o organismo: tônus muscular, crescimento do cabelo, saúde da derme, prevenção de doenças do fígado, cardiovasculares e do sistema nervoso, dentre outros.

Mais especificamente, essas vitaminas também apresentam benefícios fundamentais para quem pratica atividades físicas e, focando nesse aspecto, vamos falar de cada uma delas:

Vitamina B1: Tiamina

Esta vitamina influencia na formação da hemoglobina, presente nas células vermelhas e que tem como função transportar oxigênio pelo corpo. Ela é importante para o crescimento muscular e reabastecimento do oxigênio nos músculos durante a atividade física. Alguns dos alimentos que contêm Vitamina B1 são: fígado, ovos, queijos, sementes, cereais integrais, vegetais verdes e levedo de cerveja.

Vitamina B2: Riboflavina

Encontrada em carnes, legumes e no leite, a riboflavina é um componente fundamental na produção de energia do organismo e no metabolismo da proteína. Ela também contribui para o aumento da massa muscular.

Vitamina B3: Niacina

Quem malha de forma intensa precisa ficar atento à concentração dessa vitamina B no corpo, pois ela participa de cerca de 60 processos metabólicos associados à produção energética do organismo. Você encontrará a Niacina em alimentos como: peixes, carnes, aves, levedo e fígado.

Vitamina B5: Ácido Pantotênico

Você deve imaginar o quanto a regulação metabólica das gorduras é importante para quem pratica exercícios, correto? É por isso que a vitamina B5 é importante, pois através da coenzima A ela realiza essa função. Onde ela é encontrada? Na batata doce, lentilha, abacate, dentre outros alimentos.

Vitamina B6: Piridoxina

Essa vitamina é indispensável para quem malha, uma vez que o metabolismo dos aminoácidos resultantes da ingestão de proteínas é completamente dependente dela. Portanto, a concentração de vitamina B6 deve ser proporcional a de proteínas. Ela é encontrada em leguminosas, carnes e ovos.

Vitamina B7: Biotina

A biotina auxilia no metabolismo dos aminoácidos e na produção de energia para o organismo. Ela está presente em alimentos como: banana, fígado, gema de ovo e levedura.

Vitamina B9: Ácido Fólico

Essa vitamina é importante porque a sua deficiência poderá resultar em alguns sintomas bastante nocivos para o organismo e a prática de atividades físicas, como diarreia, anemia e má absorção dos nutrientes. O consumo de vegetais verde-escuros, ovos, levedura, gérmen de trigo e leite favorecem a absorção de vitamina B9.

Vitamina B12: Cobalamina

A cobalamina é uma vitamina muito importante para quem malha. Ela é fundamental na manutenção dos tecidos do sistema nervoso, que participa do processo de musculação a partir dos comandos que o cérebro direciona aos músculos. Além disso, ela também tem uma função essencial no metabolismo dos carboidratos, que são os principais responsáveis pela geração de energia para o corpo. Essa vitamina é encontrada em carnes, fígado, leite, ovos e queijos.

Além dos alimentos que contêm os diferentes tipos de vitamina b, uma forma interessante de garantir a concentração ideal dessas proteínas no corpo é através do consumo de suplementos vitamínicos, pois eles apresentam uma quantidade mais precisa desses nutrientes. No entanto, embora o excesso dessas vitaminas seja expelido pelo corpo, é melhor não exagerar.

Além das vitaminas, proteínas e outros nutrientes, existe algo que, apesar do pavor que causa em algumas pessoas, também é fundamental para o organismo, inclusive de quem malha: as gorduras! Consumidas da forma correta, elas só trarão benefícios. Saiba mais sobre o assunto lendo o nosso artigo: Gorduras boas: descubra quais fazem bem para o corpo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here