HomeAcademiaA musculação é indicada para a terceira idade?

A musculação é indicada para a terceira idade?

Embora seja vista por muitos como um esporte de jovens, a musculação é indicada para a terceira idade, justamente, por ser uma atividade completa e adaptável.

Assim como em todas as outras fases da nossa vida, na terceira idade a prática de exercícios físicos também é muito importante.

É comprovado que idosos que se dedicam aos exercícios físicos vivem mais e com mais qualidade. Além disso, se exercitar na terceira idade diminui consideravelmente as chances de desenvolver doenças como diabetes e osteoporose.

Leia a seguir, por que continuar se exercitando na terceira idade é tão relevante e descubra quais são os benefícios que a musculação pode proporcionar para o público mais velho.

Por que a musculação é indicada para a terceira idade    

No passado, era muito normal que as pessoas enxergassem a terceira idade como o fim da vida ativa. Esse conceito extremamente ultrapassado, impedia boa parte da população idosa de buscar qualidade de vida nessa fase.

Mas, com a conscientização e a combinação de costumes mais saudáveis cada vez mais os idosos têm encontrado prazer e disposição em suas rotinas. Um hábito que tem sido a solução de vários problemas comuns enfrentados pela terceira idade, é a prática de exercícios físicos.

Entre todas as opções de atividades físicas, existem algumas que são mais recomendadas para os idosos, como a musculação.

Mesmo que esse esporte pareça ser uma atividade mais pesada fisicamente, com um treino correto e frequência moderada quase todos os idosos podem se aventurar nessa modalidade.

As vantagens que tornam a musculação uma boa escolha para o público mais velho, são:

  • Prevenção de doenças

Malhar regularmente ajuda na prevenção de diversas doenças que são bem comuns na terceira idade como o diabetes, osteoporose, doenças neurológicas, pressão alta e outras.

E para aqueles que já enfrentam algum desses problemas de saúde manter uma rotina de exercícios também pode ajudar a trazer melhorias para o seu quadro de saúde.

  • Disposição física

A musculação e vários outros exercícios físicos nos proporcionam uma sensação de disposição física muito grande se praticados com frequência.

Quando envelhecemos a quantidade de energia do nosso corpo diminui e por isso cansamos com mais facilidade. Por isso, uma boa maneira de se tornar mais ativo fisicamente na terceira idade é começar a malhar.

Além da sensação instantânea de disposição que essa atividade irá te proporcionar, com o passar do tempo a musculação também trará mais condicionamento e força física para realizar as tarefas do dia a dia.

Uma dica interessante para os idosos para manter a disposição, é se exercitar durante as manhãs para já começar o dia mais disposto e ir relaxando até o fim do dia.

  • Oportunidade para socializar

Ter uma vida social ativa também é muito importante na terceira idade, e a academia pode ser o ambiente perfeito para conhecer pessoas.

Muitos idosos se sentem solitários nessa fase da vida, por isso estar em um ambiente com pessoas que dividem um mesmo interesse pode ser muito benéfico. A sensação de inclusão, com certeza, trará mais motivação para a rotina de exercícios

Qual é a melhor academia para o público mais velho?

Se você mora em Minas Gerais, a rede de academias Pratique Fitness é uma das melhores opções que você irá encontrar nesta região.

Com anos de experiência no ramo, uma estrutura bem desenvolvida, aparelhos modernos e uma equipe capacitada, a Pratique trabalha para ajudar cada aluno a alcançar seu objetivo individual.

Para os idosos que já tem noção de que a musculação é indicada para a terceira idade, a pratique Fitness oferece um ambiente que atende todas as necessidades desse público.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS