HomeAcademiaVantagens da musculação para idosos

Vantagens da musculação para idosos

A prática de exercício físico é uma das principais estratégias para envelhecer de forma saudável e melhorar a qualidade de vida. Conheça as vantagens da musculação para idosos.

O exercício de musculação para idosos tem grandes benefícios nos aspectos psicológicos e físicos e é, hoje, o principal fator de proteção contra doenças associadas à idade.

Para melhorar a sua saúde e o condicionamento corporal saiba das vantagens da musculação para idosos e procure incluir na sua rotina diária esses tipos de exercício, como os aeróbicos e anaeróbicos.

Vantagens da musculação para idosos – Exercícios aeróbicos e anaeróbicos

Sabendo da importância de realizar exercícios físicos, entenda melhor o que são os exercícios aeróbicos e anaeróbicos:

As atividades anaeróbias são curtas e de grande intensidade para desenvolver força e resistência.

As práticas desses exercícios mostram as grandes vantagens da musculação para idosos e ajudam a fortalecer a massa muscular e prevenir a osteoporose, além de melhorar sua autonomia.

As atividades aeróbicas são moderadas e mais duradouras, ótimas para a saúde do coração e para perder peso, como exemplo podemos citar a caminhada e a natação.

Por muito tempo, mulheres, crianças e idosos se afastaram dos pesos e aparelhos de musculação, porque acreditam que pode ser algo prejudicial. Mas as evidências realmente mostram o contrário.

É totalmente recomendável o levantamento de peso na terceira idade como parte de um treinamento diário, já que nesse momento irá atuar as vantagens da musculação para idosos.

Benefícios do levantamento de peso para os idosos

Ao superar o estágio de 50 e 60 anos de idade, o nosso corpo começa a perder os tônus ​​muscular mais rápido.

  • É por isso que é extremamente benéfico treinar com peso para estimular o desenvolvimento muscular ou, em qualquer caso, evitar a flacidez.

As mulheres com menopausa e homens que não treinaram com peso em suas vidas inteiras, são altamente beneficiadas com esses exercícios desde o primeiro momento.

As vantagens da musculação para idosos são conhecidas como uma grande aliada contra a osteoporose, fraturas, fraqueza muscular e problemas físicos em geral.

  • Se levantarmos peso constantemente, as fibras musculares se multiplicam e o mesmo acontece com o tecido ósseo.
  • Isso evita fraturas, quedas, deslocamentos e problemas articulares a longo prazo.

Além de ganhar força com a musculação, os idosos que treinam com peso também melhoram muito sua qualidade de vida, pois esse tipo de exercício previne outros tipos de doenças e evita tomar muitas medicações.

– Esse exercício também é a única maneira de prevenir o desenvolvimento de sarcopenia, que nada mais é do que a perda da capacidade motora.

A musculação para idosos também é excelente para recuperar a forma e queimar o excesso de gordura, além de proporcionar o fortalecimento dos músculos das costas, evitando dores.

A última da lista de vantagens da musculação para idosos é a melhora da capacidade cognitiva, uma vez que retarda a deterioração do cérebro e do sistema neuronal.

Com que idade é recomendado treinar com peso?

É recomendado treinar com peso em qualquer idade. Vários estudos mostraram que as crianças se desenvolveram melhor quando treinaram com peso.

Outros estudos em pessoas com mais de 90 anos descobriram que levantar peso é muito útil para reforçar a parte superior e inferior do corpo, evitando fraturas e acidentes.

Além dos benefícios físicos para os idosos existem os benefícios sociais, que são exemplos como o aumento da comunicação e sociabilidade dos idosos com outras pessoas.

Dessa forma, conhecendo as vantagens da musculação para idosos não deixe de incluir esses exercícios dentro da sua rotina de academia e lembre-se sempre de consultar seu médico.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS