4 dicas de aula de natação deficientes

0
371

A natação é um esporte que promove uma série de fatores positivos físicos e mentais, podendo ser especialmente benéfica para pessoas com algum tipo de deficiência. Veja 4 dicas de aula de natação deficientes.

Iniciar as aulas de natação pode ser uma etapa difícil, afinal, qualquer atividade nova pode estimular a ansiedade e o nervosismo. Para evitar que isso ocorra é preciso se certificar de escolher um bom instrutor e um local que ofereça o suporte ideal para lidar com diferentes tipos de deficiência de maneira adequada.

A natação é um esporte inclusivo e que pode ser adaptado de acordo com as limitações de cada pessoa. Por isso, não tenha medo de conversar com o instrutor e expor as suas necessidades.

Dicas de aula de natação para deficientes

Ao iniciar as aulas de natação algumas dicas podem ser de grande ajuda para tornar o processo de adaptação mais agradável e prazeroso. Confira nossas 4 dicas de aula de natação deficientes:

1.    Planejamento personalizado

Os planos de aula individualizados são imperativos para uma aprendizagem eficiente na aula de natação com deficientes.

É importante que o instrutor adapte o plano de aula ao aluno para que ele possa transmitir as lições de maneira apropriada e de forma que seja facilmente entendida. Por exemplo, dividir cada exercício em lições menores e em etapas separadas pode ser uma alternativa em alguns casos.

Além disso, é preciso que a acessibilidade esteja presente. O uso de rampas, cadeiras especiais e corrimões são fundamentais para proporcionar maior independência e autonomia durante o tempo na piscina.

2.    Incorporar músicas e jogos

No caso alunos menores, as músicas e jogos são uma ótima distração para quem ainda têm medo de entrar na água. Também ajuda os alunos a lembrar e praticar mais facilmente as habilidades que estão associadas aos jogos. Divertir-se é a chave para cultivar o interesse em nadar!

3.    Temperatura da água

A temperatura da água também é importante na aula de natação para deficientes. Se o ambiente estiver muito frio, em alguns casos podem desencadear espasmos musculares, além do desconforto.

A temperatura ideal fornece o efeito de relaxamento e analgesia aos músculos, favorecendo o bem estar e o desempenho nas aulas.

4.    Metas realistas

Ao aprender a nadar ou participar de atividades na aula de natação para deficientes, é importante que o instrutor estabeleça metas que sejam viáveis ​​e realistas, de acordo com as possibilidades de cada um. Caso contrário, pode haver a associação dos momentos na piscina com sentimentos ruins e de frustração, enquanto eles deveriam estar relacionados a lembranças agradáveis e divertidas.

Benefícios da aula de natação para deficientes

Durante as aulas de natação é importante focar nas habilidades positivas das pessoas, o que elas podem fazer e não ao aspecto negativo e limitador da deficiência.

Isso ajuda a fortalecer a autoestima e a confiança e consequentemente encoraja que continuem a praticar as aulas, evitando que sejam desestimulados.

A natação para pessoas com deficiência, no que diz respeito à saúde e à boa forma física, é benéfica para qualquer individuo, entretanto, no caso de algumas deficiências motoras ela poder ser a melhor opção já que os movimentos em terra costumam ser mais limitados.

Alguns dos principais benefícios oferecidos pelas aulas de natação para deficientes são:

  • Melhora da saúde cardiovascular;
  • Aumento da força muscular;
  • Maior flexibilidade;
  • Maior consciência espacial e corporal,
  • Desenvolvimento da participação em grupo e habilidades sociais;
  • Melhor coordenação motora e controle muscular;

A aula de natação para deficientes desenvolve habilidades que podem facilitar atividades cotidianas e proporcionar maior qualidade de vida e independência. Procure agora mesmo a franquia da Pratique fitness mais próxima de você!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here