HomeMuay ThaiTudo sobre treino de força no Muay Thai

Tudo sobre treino de força no Muay Thai

As artes marciais são algumas das atividades mais antigas da história. Estas foram se desenvolvendo, se aprimorando e criando novas vertentes, incluindo o Muay Thai. Conheça tudo sobre o treino de força no Muay Thai.

A perda de peso e a definição muscular são os objetivos da grande maioria das pessoas que decidem passar por uma mudança de hábitos e começar a praticar exercícios físicos.

Mas muitos não gostam de fazer a musculação convencional, buscando alternativas, como as lutas, aulas de funcional, de dança, spinning, entre outras modalidades.

Tudo sobre treino de força no Muay Thai

O treino de força no Muay Thai é essencial para que o aluno esteja mais preparado para enfrentar seus adversários. É claro que as artes marciais são fundamentadas por técnicas, mas a força física também é uma aliada.

A maioria dos treinos de força dessa modalidade se concentra em estimular os músculos apenas com o peso do próprio corpo, sem o uso dos equipamentos de academia, como halteres e máquinas.

Pode parecer fácil, mas só quem já passou por um treino sem o auxílio de equipamentos sabe o quanto eles são difíceis e desgastantes, principalmente se tratando dos membros inferiores.

Os treinos de força se concentram em abdominais, flexões, agachamentos e todos esses movimentos que podem ser realizados sem a ajuda de máquinas. As atividades livres trabalham mais músculos e conseguem fazer isso de forma mais intensa.

É sempre aconselhado que o seu treinador de Muay Thai seja o coordenador do treino, pois ele é o profissional mais indicado para tal responsabilidade, afinal, ele conhece as técnicas da luta e os limites do seu aluno.

Musculação como complemento

Se você também gosta de fazer musculação, os exercícios de peso podem ser uma ótima maneira de complementar os treinos de força do Muay Thai, mas eles não são obrigatórios.

A dica aqui é conversar com o seu treinador e pedir conselhos a respeito do seu treino, assim é possível focar nos músculos mais interessantes para melhorar o desempenho na luta (mas claro que todos os músculos devem ser treinados).

O ideal é mesclar uma rotina de treinos de academia com treinos de Muay Thai. Tente treinar Muay Thai de duas a três vezes na semana e arrume um tempinho para ir pelo menos duas vezes na semana malhar.

Benefícios do Muay Thai

Os benefícios das lutas marciais são variados, assim como qualquer exercício físico. Praticar atividades físicas trazem vantagens tanto físicas quanto mentais, confira-as:

  • Essa modalidade é uma ótima alternativa para as pessoas que desejam emagrecer sem ter que passar por dietas restritivas e nem por horas fazendo aeróbica. Os treinos são intensos e o gasto calórico é bem elevado (500 calorias em média).
  • Melhora o condicionamento físico rapidamente. Como o treino de Muay Thai é muito intenso o ganho de preparo físico é surpreendente, mesmo que você não tenha hábitos de realizar atividades físicas.
  • Acelera o metabolismo. Apenas uma aula exige grandes reservas de energia.
  • Definição muscular. Os treinos de força no Muay Thai exigem muito esforço dos músculos, sendo responsáveis pela definição muscular em todos os membros do corpo.
  • Aumenta a agilidade, a flexibilidade e a coordenação motora.
  • Combate doenças relacionadas com diabetes e colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico, respiratório e cardiovascular.
  • Combate doenças como depressão e ansiedade.

Como você pôde observar os treinos de força de Muay Thai são benéficos para a saúde física e mental. Por conta disso essa modalidade pode ser o que estava faltando na sua rotina para mudar o seu estilo de vida.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS