Musculação: como começar a treinar

A musculação é uma atividade física praticada por pessoas que querem treinar e desenvolver os músculos do corpo. Seja para melhorar a saúde ou para fins estéticos, essa modalidade é uma das mais procuradas nas academias. Antes de começar a treinar, no entanto, é preciso saber um pouco mais sobre esse exercício. Por isso, neste post, esclarecemos mais sobre o assunto e damos algumas dicas para quem quer começar a malhar. Confira!

Musculação

Por meio da resistência, a musculação incentiva os músculos trabalhados a gerarem força oposta ao movimento impulsionado pela gravidade. Esse tipo de treinamento é muito utilizado para a melhora do desempenho de atletas, mas também é útil para auxiliar no tratamento de doenças musculares, ósseas e metabólicas. De qualquer forma, promove ganhos na mobilidade e na postura corporal, desenvolvendo o volume muscular e ajudando a tornar o corpo mais saudável.

Adaptação

Antes de começar a puxar pesos e realizar outras atividades na musculação, é muito importante saber algumas coisas. A primeira delas é que o resultado não vem de imediato. Por isso, não espere grandes mudanças no seu corpo durante as primeiras semanas. O organismo precisa de um tempo para se adaptar aos exercícios e isso geralmente leva de um a dois meses. A segunda é que apenas a musculação não é suficiente. Também é preciso cuidar da alimentação e respeitar o período de descanso.

Com o início da prática de qualquer atividade física, o organismo sai de um estado comum de repouso e começa a trabalhar mais para responder aos estímulos. Especialmente na musculação, o sistema nervoso e as fibras musculares precisam se adaptar aos novos movimentos. É preciso respeitar esse processo para que os exercícios possam ser feitos da forma correta e em segurança. Após a adaptação dos músculos, tendões e ligamentos aos novos estímulos de força, finalmente a musculação passa a dar resultados visíveis no corpo.

Como começar a musculação?

Para começar a treinar da forma correta, temos 3 dicas muito importantes:

  1. Procure orientação

Na musculação, os exercícios a serem feitos, a intensidade, as repetições e as cargas são fundamentais para ter um resultado benéfico em pouco tempo. Mas cada pessoa tem necessidades e um perfil diferentes. Por isso, é fundamental ter a orientação e o acompanhamento de um profissional.

  1. Atenção à postura

Exercícios praticados por conta própria podem causar lesões sérias. A orientação de um profissional é muito importante para ajudar na postura correta durante a execução. Além de garantir o resultado dos treinos, ela evita que a pessoa se machuque.

  1. Deixe os músculos descansarem

É durante o descanso que os músculos crescem e não durante o treino. Por isso, o repouso é tão importante quanto a musculação. Exagerar na intensidade ou na carga dos exercícios, ao contrário do que se pode pensar, não potencializa os resultados.

Essas são algumas dicas para iniciantes na musculação. Com postura, disciplina e respeito aos limites do corpo, você pode alcançar resultados surpreendentes. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

Comments

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