Musculação: Cuidados com a coluna

2
1670

A coluna vertebral tem uma grande importância para o corpo humano. Além de servir como uma espécie de eixo central, possibilitando os movimentos do tronco e sustentando membros e cabeça, ela protege a medula e os nervos espinhais. Ao praticar a musculação, é preciso ter cuidados com a coluna para evitar lesões e outros problemas. Alguns exercícios ainda ajudam no fortalecimento, melhorando a postura. Saiba mais!

Tanto atletas profissionais quanto amadores estão suscetíveis a problemas de coluna durante os exercícios. Isso porque a prática inadequada das atividades acaba prejudicando o corpo. A musculação, por trabalhar várias partes do corpo, exige movimentos distintos. Por isso, os praticantes dessa modalidade devem redobrar a atenção durante a execução.

Cuidados com a coluna: Principais causas de problemas

São vários os problemas de coluna que podem ser desencadeados pela má postura durante a prática da musculação. Cifose, escoliose, lordose, artrose e hérnia de disco são alguns dos mais comuns. Além disso, quem já tem desconfortos ou patologias pode sofrer com o agravamento das lesões. Os fatores que mais contribuem para esses problemas são:

Sobrecarga

Muitas pessoas têm o hábito de aumentar, por conta própria, a carga dos aparelhos ou instrumentos de auxílio nos exercícios da musculação. Um dos maiores erros que se pode cometer em uma academia, no entanto, é pensar que o resultado vira na proporção do aumento dos pesos. É preciso respeitar os limites do corpo, e sobrecarregar a coluna pode causar problemas graves. Por isso, o aumento de peso deve ser gradual e monitorado.

Sedentarismo

Essa é a razão pela qual as pessoas jovens, cada vez mais, sentem dores nas costas. O sedentarismo contribui para as dores musculares, além do desconforto causado pela atrofia dos movimentos da coluna. Quanto menos se movimenta, maior a chance de os movimentos ficarem prejudicados. E ao tentar retomar esses movimentos, as chances de lesão aumentam. Por isso, uma pessoa sedentária que começa a praticar musculação, por exemplo, precisa redobrar os cuidados para não prejudicar a coluna.

Obesidade

O excesso de peso causa uma pressão nos discos que compõem a coluna vertebral, o que geralmente resulta em hérnias de disco ou outros problemas. Especialistas afirmam que a cada 10 quilos a mais que o recomendado para o peso da pessoa, as chances de dores e problemas na coluna vertebral aumentam em 20%. Por isso, deve-se evitar exercícios que exijam muita amplitude articular, como o agachamento profundo e o leg press, que vão fazer com que a carga sobre esses locais seja ainda maior.

[ebook-shortcode]

Postura

A preocupação com a postura correta é fundamental para a prática da musculação. Isso porque o arqueamento da coluna, que é muito comum durante a execução dos exercícios, pode gerar tensão, desvios, desconfortos e até lesões mais graves. A longo prazo, o hábito de se manter uma postura incorreta pode resultar em deformidades nos ossos e articulações. Por isso, é fundamental que haja o acompanhamento de um profissional durante a prática da musculação, para a orientação correta quanto à postura evite problemas.

A prática da musculação exige cuidados com a coluna vertebral. Além de se atentar à postura e ao nível de carga corretos para os exercícios, é importante buscar o fortalecimento dos músculos da região lombar. Isso vai conferir maior equilíbrio, melhor postura e menor incidência de dores e lesões. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here