Pilates: O que é e quais são seus benefícios para o corpo

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Você sabe o que é o Pilates?  O Pilates é um método de exercícios e alongamentos que utilizam o peso corporal na sua execução, trabalha vários grupos musculares simultaneamente, através de movimentos leves, suaves e contínuos.

A prática surgiu no início do século passado, Joseph Pilates seu criador estudou durante anos para idealizar e desenvolver a metodologia de Pilates, com o objetivo de unir o corpo e a mente em um exercício.

O Pilates se tornou uma das atividades mais populares e procuradas nas academias. Somente no Brasil são aproximadamente 35 mil Studios, é o maior número desde que foi introduzido no país no começo da década de 2000.

Apesar de muito praticado, o Pilates ainda é desconhecido para muitas pessoas e gera várias dúvidas. Neste post você vai conhecer o Pilates e quais são os seus benefícios para o corpo.

Princípios do Pilates

O método do Pilates se baseia em seis princípios, são eles:

  • Concentração
  • Centro da Força
  • Controle
  • Precisão
  • Respiração
  • Fluidez

Cada aula de Pilates é feita seguindo um plano que é elaborado com os objetivos e restrições obtidos na avaliação física do aluno. As aulas oferecem um grande repertório de exercícios, que são praticados com aparelhos, acessórios e no solo. Outras técnicas são associadas ao Pilates, como Rolfing,  Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, Stretching, Fisioball, Gyrokinesis.

A variação de exercícios feita no Pilates faz com que o corpo ganhe dinamismo ao longo das aulas, proporcionando resultados rápidos e um enorme desenvolvimento corporal.

Pilates ajuda no emagrecimento

Por mais que o emagrecimento não seja o foco principal do Pilates, ele é considerado uma atividade neuromuscular, trabalha vários músculos e articulações intensamente, acelerando o metabolismo do corpo. Em uma aula de aproximadamente uma hora, é possível perder de 200 a 400 calorias. Normalmente, os resultados já podem ser vistos ao fim do primeiro mês de aula.

Ao praticar a técnica de Pilates e complementá-la com a musculação, você pode unir o gasto calórico que a musculação proporciona com a flexibilidade e concentração do Pilates. Sem dúvidas, é um ótimo método de emagrecimento.

Pilates melhora a postura corporal

Quando falamos de uma boa postura corporal, é muito mais do que algo que melhorar a aparência. A postura corporal reflete o movimento dinâmico do corpo, e uma má postura pode gerar vários problemas de saúde afetando funções como a digestão, a evacuação e a respiração.

A correção de postura é um dos principais benefícios do Pilates, já que trabalha com movimentos que envolvem o fortalecimento de articulações, melhora na coordenação motora e contribui na flexibilidade do corpo.

O método é baseado na anatomia humana, e como é utilizado o próprio peso do corpo em sua execução, não sobrecarrega a coluna e nem as articulações.

Desde o primeiro contato com o Pilates, é muito importante que se tenha atenção à postura e ao posicionamento correto da pelve, coluna e membros durante os exercícios.

Também são utilizadas técnicas de respiração, gerando uma grande melhoria no sistema respiratório, aliviando as tensões, causando um relaxamento muscular e realinhamento da coluna.

Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa

Graças a suavidade dos exercícios, uma das principais vantagens do Pilates é que o método pode ser praticado por qualquer pessoa, desde atletas de alto rendimento até idosos, pessoas com mobilidade reduzida ou gestantes.

O Pilates para idosos tem ganhado bastante adeptos, por possuir algumas variações de exercícios que proporcionam um alívio em dores crônicas. Para as gestantes, também é muito indicado, pois ajuda a manter o corpo forte e saudável durante a gravidez e a prepará-lo para o parto.

O Pilates é uma experiência completa que proporciona vários benefícios à saúde e resultados estéticos rápidos. Para aproveitar os benefícios do Pilates, como qualquer outra prática de exercício físico, antes de tudo se deve procurar um médico e realizar exames.

Ficou com alguma dúvida sobre o Pilates ou tem alguma experiência com a prática? Deixe-nos um comentário.

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