Entenda o que é gasto calórico e perda de peso

Está sem tempo de ler? Ouça no player abaixo.


 

É muito comum a confusão entre o que é gasto calórico e perda de peso. Tratam-se de duas coisas diferentes, mas que podem estar relacionadas. Ao contrário do que muitos pensam, o emagrecimento saudável tem menos relação com a balança do que com outros fatores, justamente por essa diferença.

Para que você possa entender mais sobre o assunto, vamos explicar do que se tratam gasto calórico e perda de peso; e como eles se relacionam com a busca por um corpo saudável e pelo emagrecimento.

Qual a diferença entre gasto calórico e perda de peso?

O gasto calórico está relacionado à caloria, isto é, a energia que o seu corpo acumula através do alimento, como uma espécie de combustível para as suas atividades. O corpo consome caloria a todo momento, até mesmo quando está dormindo. Então, se você entendeu que a caloria é necessária para a sua sobrevivência, está certo.

No entanto, caso a quantidade de calorias consumida seja maior que a quantidade de calorias gastas pelo corpo, isso resultará na sua acumulação. Seu corpo deixará essas calorias a mais na reserva, resultando naquilo que você não quer: o acúmulo de gordura.

Como tudo o que é reserva na vida, essas células de gordura só serão convocadas pelo corpo quando você precisar gastar mais calorias do que consumiu, pois, as calorias recém-consumidas serão sempre priorizadas pelo corpo.

Então, quando você quer emagrecer de forma saudável, o seu objetivo é se livrar dessa reserva de gordura. Por outro lado, perder peso não quer dizer, necessariamente, queimar gordura. O peso diz respeito a toda a composição do corpo, inclusive água e nutrientes.

Portanto, uma pessoa pode perder peso sem queimar gordura, mas isso provavelmente irá causar danos para a sua saúde. Agora, se uma pessoa investe no gasto calórico, é possível que ela perca peso e também converta a massa gorda em massa magra, isto é, o que era gordura transforma em músculo.

Como entender o gasto calórico e a perda de peso podem te ajudar a emagrecer?

Agora que você sabe a diferença entre gasto calórico e perda de peso, se a sua intenção é emagrecer, basta utilizar essa compreensão em eu favor. Em primeiro lugar, você precisa buscar saber como está o seu corpo nos quesitos massa magra e massa gorda.

Esse conhecimento irá te ajudar a compreender quanto dessa “caloria reserva” você precisa gastar por dia. Dessa forma, será possível calcular uma maneira de equilibrar o consumo calórico na sua alimentação atual com o gasto calórico para queimar mais calorias do que consome.

O emagrecimento, geralmente, é bem-sucedido a partir da combinação de uma dieta baseada nesses fatores, associada aos exercícios físicos que te ajudem a consumir as calorias a mais.

É importante ressaltar que esse processo não é milagroso. O emagrecimento saudável acontece com o tempo. É bem provável que antes de perder peso, você perderá gordura, e isso nem sempre aparece na balança de imediato.

Dessa forma, procure acompanhar o que importa: o gasto calórico. A perda de peso será uma consequência. Como sempre, a melhor forma de fazer isso é buscando o auxílio de um profissional, com bastante disciplina e acompanhando o processo corretamente.

Entendeu a diferença entre gasto calórico e perda de peso? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Pergunte aqui, nos comentários!

Comments

  1. Avatar for design@pratiquefitness.com.br comprar xtremepro : 31 de outubro de 2017 at 9:19 pm

    Nossa gostei muito, esse site aqui manda muito
    bem.
    a equipe esta de parabens, recomendo.
    vou compartilhar no facebook.

  2. […] ânsia por uma melhor aparência estética ou em alcançar um peso desejado, muitas pessoas iniciam dietas e exercícios sem considerar as reais condições do seu corpo, […]

  3. […] melhor forma de combater a esteatose hepática é perdendo peso. Isso porque como a doença é caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado, a obesidade ou o […]

  4. A questão é exatemente essa: o tempo. As pessoas pensam que irão perder peso em um mês. Aí até perdem mas reganham tudo o que perderam, com juros! Eu mesmo já perdi cerca de 150 Kg na minha vida. Mas ganhei tudo de volta… Tem de ter muita persistência e continuidade até o corpo fixar o peso ideal…

  5. Olá, gostei muito do post parabéns, me inscrevi para receber mais noticias.
    Aqui na empresa, fizemos um proprosito de todos os funcinarios perderem pelo menos 500 gramas por mês
    #logpresstransportadorafitness

    http://www.logpresstransportes.com.br

  6. […] consumindo a energia ingerida nos alimentos, que em contrapartida, são ricos em opções muito calóricas e atraentes. O problema é que a manutenção dessa lógica de vida pode resultar em inúmeras […]

  7. […] que, emagrecer não é perder peso. Seu peso tem a ver com muito mais coisas do que a gordura que é necessário eliminar do seu […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *