Como o exame de bioimpedância funciona?

0
1968

Na ânsia por uma melhor aparência estética ou em alcançar um peso desejado, muitas pessoas iniciam dietas e exercícios sem considerar as reais condições do seu corpo, metabolismo e outras questões importantes.

Esse tipo de prática pode acabar transformando o que era para ser saudável em um problema, ou simplesmente resultando na frustração da ausência de resultados. Atualmente se sabe que o peso por si só não é uma referência, nem mesmo o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal), para definir quais as ações o corpo realmente precisa no objetivo de aumentar a saúde ou interferir na estética.

Nesse contexto, o exame de bioimpedância aparece como uma alternativa mais completa, pois ele é capaz de medir separadamente os componentes corporais. Quer saber como a análise de bioimpedância funciona e como ela poderá te ajudar a alcançar melhores resultados? Então, vamos lá!

Como o exame de bioimpedância funciona?

Através de um aparelho apropriado, o corpo recebe uma suave corrente elétrica que percorre o organismo. A partir dessa corrente é possível detectar valores realistas sobre a quantidade de massa magra, gordura, água corporal, dentre outras informações.

Esses dados detalhados possuem um diferencial em relação a outros métodos menos precisos, visto que garantem que a pessoa possa estabelecer com profissionais qualificados as melhores formas de alcançar a forma física desejada, ao mesmo tempo, em que investe em sua saúde.

Esse fator é importante, pois manter índices de hidratação e identificar outras motivações para dificuldade de emagrecimento ou de adquirir massa não são detectadas, simplesmente, pelo peso ou IMC.

Como esse exame poderá auxiliar nos meus resultados?

A boa forma física é alcançada com maior facilidade se acompanhada de uma boa saúde. A partir do exame de bioimpedância é possível acompanhar fatores como a hidratação corporal e indícios de questões de saúde, que podem demandar uma consulta a médicos especializados.

Sendo assim, o primeiro benefício do exame é começar as metas alimentares e de treino com consciência de que fatores paralelos não vão influenciar em seu objetivo físico ou, ao menos, estarão em tratamento de forma simultânea.

Fora isso, os índices precisos de quantidade de massa magra e gordura no corpo proporcionam fichas de treinamento mais eficientes, baseadas nas porcentagens identificadas pelo exame. Com o devido acompanhamento, você poderá saber quanto está perdendo de gordura e ganhando de massa, dentre outras informações.

Além de tornar o seu processo mais assertivo, esse fator é extremamente motivador, principalmente para iniciantes na prática de exercícios, reeducação alimentar e dietas, já que a aparente ausência de resultados costuma levar ao desânimo.

Dessa forma, o exame de bioimpedância funciona como um orientador qualificado, para que as metas do treino atuem de forma mais intensa naquilo que o seu corpo precisa e que você possa alcançar seus objetivos de saúde e estética com eficiência.

Quem não quer potencializar ao máximo os efeitos das suas práticas de exercícios e mudanças na alimentação? Seja qual for o seu objetivo, vale a pena ter essa “aula” sobre a composição do seu corpo e maior controle sobre o que fazer para deixá-lo saudável.

Ficou interessado em realizar um exame de bioimpedância? Então, você pode agendar seu exame ou pedir maiores informações no site da Pratique Fitness.

[quero-ser-pratique]

Ainda está indeciso e quer saber mais sobre o assunto? Tudo bem. Podemos te ajudar! Conheça mais sobre o que é e como o exame de bioimpedância funciona em nosso artigo: O que é exame de bioimpedância e por que você deve fazer?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here