Início Aconteceu “Faço dieta e academia e não perco peso!” – Vamos te explicar...

“Faço dieta e academia e não perco peso!” – Vamos te explicar porquê.

3
23200

É fato que uma alimentação saudável e exercícios físicos são muito importantes para o processo de emagrecimento. Mas, algumas pessoas, mesmo depois de começarem com esses hábitos em sua vida, não percebem nenhum resultado refletido na balança. Por que será que faço dieta e não perco peso?

Uma coisa é certa: praticar exercícios, se alimentar direitinho, investir no projeto verão e se ver repetindo a frase: “faço dieta e academia e não perco peso!” é algo muito frustrante. Isso acaba impactando na busca pelo seu objetivo: Parece que não tem jeito!

Só que não é bem por aí. Emagrecer tem jeito para todo mundo sim! Só que nem todo corpo funciona igual. Algumas pessoas vão praticar exercícios, fazer dieta e ver o seu peso caindo diariamente. Outras… não.

Isso não quer dizer que não seja possível que você emagreça e, em alguns casos, nem significa que você não esteja emagrecendo. Como assim? Vamos te explicar alguns motivos que podem estar te causando a sensação de estar fazendo dieta e academia sem resultados.

  1. O peso não é uma base muito confiável, procure outra referência.

Você acha que emagrecimento se mede com a balança? Então, você está enganado! Por mais que essa seja uma relação antiga no pensamento das pessoas, hoje em dia já sabemos que não é um resultado bem-sucedido.

Acontece que, emagrecer não é perder peso. Seu peso tem a ver com muito mais coisas do que a gordura que é necessário eliminar do seu corpo, para emagrecer e ser mais saudável. Então, se você está pensando: “Faço dieta e academia e não perco peso!”, mude esse pensamento.

Procure saber se você está queimando gordura. Isso é que conta! Como saber isso? Existem vários exames para essa finalidade, como o adipômetro e a bioimpedância.

  1. Seu metabolismo é diferente e você precisa conhecê-lo melhor.

Sabe aquela pessoa que come de tudo, come muito mesmo, não pratica exercícios e emagrece só de olhar? Pois é, ela tem um metabolismo único, assim como você. Alguns são mais rápidos, outros mais lentos, alguns reagem melhor a certos alimentos, outros a alimentos diferentes, e por aí vai.

Logo, não adianta seguir uma fórmula mágica e esperar emagrecer se você não conhecer o seu corpo. O nutricionista é aquele profissional que você precisa para te ajudar a entender como seu organismo funciona e melhorar os resultados.

  1. “Faço dieta e academia e não perco peso!” – Talvez você não esteja fazendo isso direito…

Calma! Acreditamos que você está se empenhando no que está fazendo. Não é isso. O problema é que as vezes fazemos coisas que cansam, desgastam, mas não são as ideais para o nosso caso. Isso vale tanto para dietas quanto para exercícios físicos.

Em primeiro lugar, procure entender para que servem os exercícios que você está fazendo. Por exemplo, se o seu foco é queimar gordura, mas está fazendo mais musculação, vai ganhar mais massa magra, só que não vai queimar tanta gordura.

Para queimar gordura, os exercícios ideais são os aeróbicos, as lutas, as danças e outros do tipo. Reveja seu treino com seu professor para entender como ele funciona para você, ou mesmo, para modificá-lo.

  1. É preciso se certificar que a sua saúde está OK.

Existem diversos problemas de saúde que podem dificultar o processo de emagrecimento. Em muitos casos, esses problemas estão relacionados a distúrbios hormonais, nutricionais ou, até mesmo, emocionais.

[newsletter-shortcode]

Consulte um médico para procurar entender se esse é o seu caso. Se você tiver alguma questão de saúde impedindo o emagrecimento, exercícios físicos e dietas não vão funcionar mesmo! Lembre-se sempre que emagrecer com saúde é que é emagrecer de verdade.

Agora que você sabe alguns dos motivos que podem estar te atrapalhando a emagrecer, conta pra gente: você se identificou com alguma dessas situações? Deixe um comentário!



 

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here