Quer se matricular em uma aula de dança de academia, mas não sabe se faz zumba ou ritmos? Antes de tomar sua decisão, entenda como essas duas modalidades funcionam e quais são as diferenças entre elas.

Tanto a zumba quanto a aula de ritmos se tornaram atividades físicas muito populares no mundo fitness, já que são uma alternativa viável para aqueles que gostam de um exercício aeróbico mais dinâmico.

Se o seu objetivo principal for queimar calorias, saiba que ambas são atividades perfeitas para isso. Entretanto, não escolha qualquer uma sem saber é a opção que mais combina com seus gostos pessoais.

Confira nesse artigo, tudo que você precisa saber sobre essas atividades para fazer uma boa escolha.

Devo fazer aula de zumba ou ritmos?

A zumba e a aula de ritmos usam a dança como uma ferramenta para envolver as pessoas na prática das atividades físicas, e esse é o diferencial que impulsionou o sucesso dessas modalidades.

Ao caminhar por uma academia você verá pessoas extremamente focadas em seus exercícios e quase sempre em silêncio. Para algumas pessoas essa rotina mais monótona e individualista pode tornar a prática das atividades físicas uma obrigação maçante.

Por essa razão, decidir intercalar aulas de dança com a prática de outras atividades físicas, é uma solução eficiente para que você não caia no tédio e desista da rotina de academia.

Mas, como me decidir entre a zumba e a aula de ritmos?

Para escolher a opção que melhor atende seus objetivos e gostos, é preciso conhecer um pouco sobre esses dois exercícios.

A zumba é uma atividade que mescla exercícios aeróbicos com movimentos derivados das danças latinas. Portanto, se você ritmos como a lambada, merengue, reggaeton e salsa provavelmente irá se identificar muito com as aulas de zumba.

Essa atividade trabalha toda a estrutura corporal e é uma maneira eficaz de emagrecer visto que, é possível eliminar em apenas uma aula até 1000 calorias.

Já a aula de ritmos, é um pouco mais variada que a zumba. Os estilos de música e dança utilizados durante a prática dessa atividade viajam pelo pop, funk, hip hop, sertanejo e axé.

Caso você seja uma pessoa antenada nos sucessos do momento, na aula de ritmos você se exercitar ao som de todos os hits que estão bombando nas rádios e isso pode ser bem divertido.

Em relação a queima de calorias, a aula de ritmos não fica para trás. Durante uma aula de uma hora é comum que os praticantes percam cerca de 600 calorias, mas essa quantidade pode ser maior ou menor dependendo do ritmo e movimentos escolhidos em determinada aula.

No geral, as duas atividades oferecem os mesmos benefícios físicos e mentais, pois você se sentirá muito mais disposto e feliz praticando qualquer uma das duas, assim como também irá desenvolver mais coordenação motora, equilíbrio e força física.

O principal critério para se decidir entre a zumba ou ritmos, na verdade é o seu gosto pessoal. Escolha aquela que mais combina com você, a fim de tornar a sua rotina de exercícios um momento mais prazeroso.

Onde encontro aulas de zumba ou ritmos?

As aulas de zumba ou ritmos são facilmente encontradas nas academias maiores.

Em Belo Horizonte, por exemplo, a rede Pratique Fitness é uma das melhores opções disponíveis.

A Pratique conta com uma estrutura completa e profissionais capacitados que irão te auxiliar durante todas as aulas, independentemente, de você escolher zumba ou ritmos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here