Sofrer de dores nas costas, é um problema que pode atrapalhar muito a execução das tarefas do dia a dia. Se você enfrenta essa condição, talvez seja o momento de se informar sobre a hidroginástica e os benefícios para quadro de dores nas costas.

Ao contrário do que muitos pensam, as dores nas costas e na coluna podem afetar pessoas de diferentes faixas etárias, e não apenas idosos. E justamente, por proporcionar um desconforto bem desagradável e redução da mobilidade, esportes de baixo impacto conseguem contribuir para melhoria desses problemas.

A hidroginástica é uma das atividades físicas mais seguras que existem, e por isso é muito recomendada para pessoas com um quadro de dores nas costas.

Leia a seguir neste artigo, tudo que você precisa saber sobre as aulas de hidroginástica e os seus benefícios para a saúde.

Hidroginástica e os benefícios

Quem é que nunca sofreu com as terríveis dores nas costas? Seja por erros de postura, prática de hábito nada saudável ou algum problema de saúde essas dores costumam ser um verdadeiro pesadelo.

Mas, embora a dor seja bem incômoda e por isso pensar em praticar atividades físicas esteja fora de cogitação, saiba que essa pode ser uma atitude que irá te trazer grandes melhorias.

Todo mundo sabe que praticar exercícios é um hábito que ajuda a manter uma boa saúde e qualidade de vida. Com o auxílio de um profissional da área da saúde, até mesmo pessoas com problemas crônicos de dores nas costas podem se beneficiar da prática de algum esporte.

A hidroginástica é uma das atividades mais recomendadas nesses casos. Mas como funciona uma aula de hidroginástica?

Basicamente, essa atividade consiste na prática de exercícios de ginástica dentro da água. Mesmo sendo exercícios bem dinâmicos, o risco de ocorrer ou piorar alguma lesão já existente são mínimos, pois a água da piscina amortece os movimentos e não exerce muito impacto nas articulações do corpo.

Para quem sempre sente dores nas costas, as principais vantagens dessa atividade são:

  • Correção da postura
  • Fortalecimento dos músculos do corpo
  • Alívio das dores
  • Sensação de bem-estar físico

Apesar de ser a realizada na água, o foco da hidroginástica não é ensinar os praticantes a nadar. Portanto, se você está considerando começar a praticar essa atividade, é importante que no mínimo se sinta confortável dentro da água.

Além de ser extremamente vantajosa para os problemas nas costas e coluna, a hidroginástica também ajuda na prevenção de doenças respiratórias, prevenção de alergias, equilíbrio dos níveis de colesterol, melhora na flexibilidade, melhora na circulação sanguínea e melhoras na coordenação motora.

Aulas de hidroginástica de 40 minutos em média realizadas algumas vezes por semana, farão muita diferença na sua vida, pois  sem que você precise exigir demais do seu corpo você irá conseguir se exercitar, se divertir e melhorar muito os seus problemas com as dores nas costas.

Qual é a melhor academia para fazer aulas de hidroginástica? 

 Para praticar a hidroginástica é necessário que a academia que você escolher tenha uma estrutura bem completa, que seja capaz de oferecer essa modalidade em seu currículo.

Na Pratique Fitness, por exemplo, você irá encontrar um ambiente moderno e que conta com os melhores profissionais dispostos sempre a ajudar cada aluno a alcançar seu objetivo pessoal.

Então, chega de sofrer com as dores nas costas e procure agora mesmo uma unidade da Pratique para usufruir de uma boa aula de hidroginástica e os benefícios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here