As dores na coluna podem ser desde leves a severas, que impossibilitam a realização de tarefas diárias. Porém, os exercícios físicos podem ajudar a aliviá-las. Por isso hoje você irá conferir como um treino para quem tem dores na coluna precisa ser.

Provavelmente você já tenha ouvido que forçar a coluna pode piorar ainda mais as dores. Muitas vezes essa sobrecarga na coluna está associada aos exercícios físicos, mas também existem outras causas.

Você irá conferir mais sobre a musculação para quem sente desconforto na coluna e como os treinos podem ser adaptados. Confira.

Atenção maior no treino para quem tem dores na coluna

Uma pessoa que está sofrendo com dores na estrutura óssea na parte de trás do corpo, precisa de uma atenção maior em seus treinos. Os exercícios físicos podem auxiliar muito na diminuição das dores, porém a má execução pode piorar ainda mais possíveis lesões.

É mito que quem possui dores na coluna não pode treinar. Fortalecer a musculatura que envolve a coluna pode ser o diferencial na hora de resolver aquela dor persistente. Portanto, quem sofre de dores deve sim realizar atividades físicas.

A atenção na hora de montar um treino para quem tem dores na coluna é necessária para que não haja a sobrecarga que pode piorar lesões. Portanto, alguns cuidados devem ser tomados. Confira o que não pode faltar num treino para quem tem dores na coluna.

Adequações que devem ser feitas no treino

O treino deve levar em consideração a dor sentida pelo aluno. Se for possível, é sempre melhor investigar a causa dessa dor, se ela é muscular, óssea ou articular. Quanto mais detalhes da dor sentida, melhor poderá ser a montagem do treino.

Confira alguns cuidados na hora de montar um treino para quem tem dores na coluna:

  • Menos peso

A carga de peso, principalmente dos exercícios que utilizem a musculatura da coluna, deve ser menor. O progresso irá acontecer aos poucos, mas enquanto a dor persistir o melhor é pegar leve nos kg dos aparelhos.

  • Menos repetições

Para que possa acontecer o avanço sem piorar a dor, é preciso que as repetições sejam menores. De acordo com a intensidade da dor de 5 a 8 repetições já são o suficiente para atingir os resultados.

Uma boa ideia é aumentar o número de séries e diminuir o numero de repetições proporcionalmente.

  • Exercícios focados

Unindo menos peso e menos repetições, você poderá aumentar o número de exercícios focados em fortalecer a musculatura da coluna. É importante que haja um intervalo entre uma série de exercícios focados e outra, para não acabar sobrecarregando a coluna.

Outras dicas para melhorar as dores na coluna

Você deve sempre se lembrar de utilizar um tênis adequado durante os seus treinos. O sapato deve ser confortável e absorver os impactos, caso contrário a sobrecarga irá toda para a coluna e joelhos.

Certifique-se de que a execução dos exercícios está sendo realizada corretamente. A má postura na execução dos exercícios pode causas ou piorar as dores na coluna. Tenha sempre a orientação de um profissional e não deixe de procurar um médico se as dores persistirem.

Conte com uma academia que se importa com sua saúde

Agora que você já conferiu mais sobre o treino para quem tem dores na coluna, não se esqueça de procurar uma academia que te oriente corretamente.

Na Pratique Fitness você encontra os profissionais mais capacitados para montar o seu treino de acordo com seus objetivos e especificidades. Procura a unidade mais próxima de você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here