HomeAcademia Pratique FitnessQual o melhor: spinning ou musculação

Qual o melhor: spinning ou musculação

Quem está prestes a entrar em uma academia costuma se perguntar qual o melhor: spinning ou musculação. A dúvida se deve ao fato de que ambas as atividades estão presentes na maioria das academias.

Combater o sobrepeso e emagrecer é uma das maiores dificuldades do século XXI. É uma luta travada entre as mulheres e entre os homens e vencê-la não é tão fácil assim, mas a escolha da atividade pode ajudar nesse processo.

Cada atividade física trabalha certas habilidades e prevê resultados finais diferentes. A escolha do exercício físico deve estar alinhada com o seu objetivo, por isso que entender um pouco mais sobre cada uma é fundamental.

Qual o melhor: spinning ou musculação

Qual o melhor: spinning ou musculação? Não há como responder essa questão pontualmente, pois cada atividade − como já dissemos no parágrafo anterior − tem as suas próprias particularidades.

A musculação é uma das atividades mais procuradas, não por uma questão de gosto, mas, sim, por ser a mais popular. O objetivo do levantamento de peso é o ganho de massa magra e a definição muscular.

É claro que a musculação também gasta calorias, mas atividades aeróbicas são mais intensas e proporcionam um gasto calórico muito maior. Ou seja, se o seu objetivo é emagrecer, o spinning pode ser mais adequado.

O ideal é que você busque misturar as duas atividades. Dessa maneira você emagrece mais rapidamente e ao mesmo tempo trabalha a sua definição muscular.

O spinning, por exemplo, não trabalha muito os membros superiores (braços e ombros), então é interessante complementar a atividade com a musculação em si.

Algumas pessoas misturam os dois treinos no mesmo dia, fazendo uma aula de spinning mais curta e depois alguns exercícios de musculação. Essa também é uma possibilidade.

Benefícios das atividades físicas

Spinning ou musculação, ambas as atividades são extremamente benéficas para a saúde física e saúde mental. Se você ainda não está convencido de começa-las, conheça mais seus efeitos:

  • Emagrece.
  • Define a musculatura.
  • Aumenta a flexibilidade.
  • Melhora a coordenação motora.
  • Melhora o desenvolvimento do sistema cardíaco, imunológico, respiratório e circulatório.
  • Combate doenças relacionadas ao sobre peso, como diabetes, colesterol alto, probabilidade de infartos.
  • Diminui o inchaço.
  • Dá maior disposição para o dia a dia.
  • Faz bem à saúde mental (combate sintomas de depressão, ansiedade e estresse).
  • Aumenta o ciclo social.
  • Aumenta a autoestima.
  • Melhora a qualidade de vida de uma forma geral.

Converse com um profissional

Para descobrir qual o melhor, spinning ou musculação, para o seu caso é melhor consultar um educador físico (e, se possível, uma nutricionista) para indicar a melhor opção.

Dependendo do caso você será recomendado a fazer só spinning, apenas musculação, uma mistura dos dois em dias intercalados, no mesmo dia, etc. É fundamental a elaboração de um plano de atividades físicas personalizado.

Dessa maneira você conseguirá atingir o seu objetivo de maneira mais rápida e eficiente. Isso também é outra forma de incentivo, pois é desmotivador praticar exercícios físicos e não ver os resultados (mesmo depois de semanas).

É essencial que você consiga separar algumas horinhas na sua semana para praticar atividades físicas. O estresse do dia a dia é muito grande, se não tivermos para onde canalizar essa carga tudo fica mais intenso.

Como dissemos logo no início, muitas são as academias que oferecem aulas dessas duas atividades. Basta você procurar a mais perto de você e verificar a excelência dos profissionais.

Debata qual o melhor: spinning ou musculação com os profissionais e mude o seu estilo de vida para melhor. Em algumas semanas você já sentirá grandes diferenças.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS