Quem Tem Problemas De Respiração Pode Lutar Boxe?

Doenças cardiovasculares e respiratórias matam milhares de pessoas a todo o momento. Por isso, a prática de esportes, como lutar boxe, pode ser uma das maneiras de se evitar esse tipo de problema.

O boxe é um dos esportes mais completos quando se trata de evitar problemas respiratórios, trazendo benefícios para a saúde física e mental.

Sendo assim, esse artigo foi feito para aqueles que querem saber se pessoas com problemas de respiração podem lutar boxe.

Lutar boxe: conheça mais sobre o esporte

Também conhecido como pugilismo, o boxe é um esporte bastante antigo e, por não ser muito popular no Brasil, ainda geram dúvidas e mitos acerca de sua prática.

Existem diversas modalidades, podendo ser praticada por qualquer tipo de pessoa. O cardio boxing, por exemplo, trabalha com alta intensidade e lida diretamente com o sistema cardiorrespiratório.

Por possuir um ritmo frenético, o boxe é o esporte ideal para quem quer tonificar os músculos e fortalecer o sistema respiratório ao mesmo tempo.

Vantagens do boxe na frequência cardíaca

A prática constante do boxe pode trazer diversos benefícios para o corpo, estimulando uma qualidade de vida maior e um grande fortalecimento físico. Confira alguns dos principais benefícios de se lutar boxe:

  • Perda de gordura

Por ser um esporte com um intenso treino cardiovascular, o boxe é ideal para pessoas que buscam emagrecer rápido. Uma aula de 60 minutos pode chegar a queimar até 1.000 calorias.

Além disso, lutar boxe faz com que você perca grande parte da gordura visceral, localizada na cintura.

  • Diminuição do estresse

A prática do boxe possibilita o afastamento de problemas como o estresse, ansiedade, baixa autoestima, raiva, entre outros.

Por ser praticado geralmente em dupla, também desenvolve o relacionamento social e saudável.

  • Evolução do condicionamento físico

O boxe auxilia muito na definição muscular e no ganho de hipertrofia. Além disso, lutadores de boxe praticam muitas atividades aeróbicas, o que otimiza a resistência e saúde do indivíduo.

  • Melhoramento da postura

Por estimular todos os grupos musculares do corpo, é nítida a evolução na postura de um praticante de boxe.

Lutar boxe melhora o alinhamento vertebral, trazendo uma maior sustentação ao corpo e aumentando a consciência corporal do lutador.

  • Aumento de coordenação motora

Por exigir que o praticante desenvolva golpes rápido de ataque e defesa, o boxe exige uma considerável concentração do lutador.

Portanto, a coordenação motora daqueles que lutam boxe são obviamente muito maiores do que alguém sedentário.

  • Evita problemas respiratórios

Como já dito anteriormente, lutar boxe auxilia pessoas que possuem problemas respiratórios e cardiovasculares.

Sua alta intensidade de movimentos (socos, pés, rotações, esquivas) estimulam o sistema cardiovascular, otimizando a respiração do praticante ao mesmo tempo em que fortalece sua resistência.

  • Melhora na autoestima

Além das mudanças físicas ao longo do treino, o boxe melhora também o humor das pessoas. Indivíduos que praticam boxe se sentem mais confiantes e disciplinados com a vida.

A prática de exercícios libera endorfinas ,que são os hormônios do bem-estar. Então, não somente o boxe, mas qualquer prática de exercício físico irá te deixar feliz e motivado.

Lutar boxe: vale a pena?

Como foi visto acima, a prática do boxe, além de ser extremamente saudável para o condicionamento físico, também é altamente recomendável para pessoas que sofrem com problemas respiratórios e cardiovasculares.

Por isso tenha sempre em mente a importância de cuidar da saúde e buscar atividades que combinem com seu estilo de vida. Talvez lutar boxe seja o melhor esporte para você!

E então, gostou de saber mais sobre os benefícios de lutar boxe? Aproveite e leia mais artigos disponíveis no blog e não deixe de escrever seu comentário abaixo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here