HomeAcademia Pratique FitnessTudo sobre o taekwondo: características

Tudo sobre o taekwondo: características

O Taekwondo é uma luta marcial coreana, com origem na dinastia Koguryo. A arte marcial, que possui centenas de anos, ainda é conhecida e ganhou mais popularidade. Quer saber tudo sobre o taekwondo e suas características?

Muitas pessoas ficam confusas e acabam misturando as principais características das lutas marciais. O Karate, Jiu-Jitsu, Krav Mag, entre outras são conhecidas, mas ainda geram dúvidas.

Aqui você irá conhecer um pouco mais das características do taekwondo. Depois disso você nunca mais vai confundir essa arte marcial com nenhuma outra.

Tudo sobre o taekwondo: características

As características do taekwondo são bem distintas das outras artes marciais, pois possui um caráter mais violento (mas é só impressão, todas as competições respeitam a integridade física dos envolvidos).

Nessa luta é permitido usar os pés e as mãos como fonte de ataque ou defesa. Pelas regras, os pés podem deferir golpes apenas em partes acima da cintura que estejam cobertas pelos equipamentos protetores.

Já as mãos, em formas de soco, só podem atingir o peito do adversário (que também é uma parte com equipamento de proteção). A competição é pontuada ao decorrer da luta, com pontos que variam de 1 a 3.

São realizados 3 rounds, cada um deles com dois minutos de duração e apenas um minuto de recuperação entre eles. Em caso de empate é feito um quarto round.

Também existe a possibilidade de vencer a luta por nocaute (assim como no boxe). Se um dos lutadores cair no chão e ficar 10 segundos sem conseguir prosseguir na luta é nomeado nocaute.

A desclassificação ocorre quando um dos oponentes comete uma infração muito séria, como empurrar o adversário, morder, dar um soco no rosto ou até mesmo por indisciplina.

Conheça os 5 princípios do Taekwondo

  • YE UI – Cortesia

O taekwondo enfatiza que a cortesia deve estar presente em todas as relações. É imprescindível respeitar o próximo e prezar pelo bem-estar das pessoas que estão ao seu redor.

  • YOM CHI – Integridade

Um verdadeiro lutador de taekwondo deve ser uma pessoa íntegra e cumprir com suas obrigações perante a sociedade. Uma pessoa que busque atingir seus objetivos sem passar por cima de ninguém.

  • IN NAE – Perseverança

Não apenas nos treinos de taekwondo, mas em tudo o que fazemos em nossa vida, devemos ser perseverantes. Não devemos desistir no primeiro obstáculo, é muito importante manter o foco.

  • GUK GI – Autodomínio

Ter o autodomínio é essencial em uma luta marcial. E preciso controlar os seus movimento e emoções.

  • BAEKJUL BOOLGOOL – Espírito indomável

O lutador de taekwondo deve ser capaz de desenvolver motivação para sempre melhorar e atingir os seus objetivos. É preciso ter espírito forte e determinação para vencer os obstáculos da luta e da vida.

O que se leva do taekwondo

Nós comentamos um pouco do taekwondo sobre características técnicas e características da filosofia. Como você pôde perceber, não são apenas movimentos e ataques que regem esse tipo de luta.

A maioria das artes marciais tem como objetivo passar ensinamento aos alunos de maneira que estes se tornem pessoas melhores, para si e para os outros. Treinar taekwondo pode mudar a sua maneira de ver e viver a vida.

Além de tudo isso, assim como qualquer atividade física, o taekwondo ajuda a emagrecer, a definir a musculatura, a melhorar o sistema cardíaco, entre muitos outros benefícios físicos e mentais.

Para conhecer melhor as características do taekwondo procure alguma academia de artes marciais e faça uma aula experimental. Nada melhor do que aprender sobre uma modalidade de luta na própria prática.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS