Objetivo de treino de academia: emagrecer, ganhar massa muscular ou definir músculos

4
16782
Treino de academia

Ao se matricular em uma academia, é comum que a maioria das pessoas tenha um objetivo estético em mente, além de ter uma vida mais saudável. Os objetivos mais comuns são: emagrecer, definir os músculos ou ganhar massa muscular. Observe que essas metas são diferentes e, portanto, não se pode esperar que o mesmo treino de academia funcione para alcançar todas elas.

É preciso que você tenha em mente onde deseja chegar com a sua rotina de exercícios e entenda o que é preciso fazer para conseguir isso, pois a alimentação também será um fator fundamental. O que irá te orientar nessa busca? A sua ficha de avaliação física e a instrução de um bom profissional. Mas, aqui, nós já vamos te dar uma prévia sobre os diferentes caminhos para cada um desses objetivos.

1. Objetivo de treino de academia: Emagrecer

Como me alimentar?

Não existe uma fórmula mágica para emagrecer como sugerem algumas “propagandas”. A verdade é que, como cada corpo funciona de um jeito, quem melhor poderá te auxiliar na definição de uma forma eficiente de emagrecer no que se refere à alimentação será um nutricionista. O que é certo nesse caso é que você precisa consumir menos calorias e gastar mais, mantendo a nutrição e hidratação necessárias para que o seu corpo funcione.

Geralmente, você precisa consumir proteínas, fibras, vitaminas e outros nutrientes, evitar gorduras ruins e alimentos que demoram a ser processados pelo organismo e se alimentar com refeições pequenas em espaços de tempos mais curtos, como de três em três horas, para que seu metabolismo permaneça sempre ativo.

Qual o melhor treino de academia para emagrecer?

Os treinos de academia mais indicados para emagrecer são os aeróbicos, que aumentam a frequência cardíaca e queimam mais calorias, como as caminhadas intensas, corrida, natação, spinning, zumba, lutas e esteira.

2. Principal meta: Definir músculos

Como me alimentar?

A alimentação para definição muscular, assim como no caso do emagrecimento, também vai depender de como está sua situação atual. De um modo geral, as dicas são as mesmas, com a diferença que, se você quer apenas manter a massa e não emagrecer, em vez de gastar mais calorias do que consome, deve buscar equilibrar o gasto e o consumo de calorias.

Qual o melhor treino de academia para definir minha musculatura?

Quem quer apenas definir a musculatura, sem necessariamente ganhar massa, deve priorizar os exercícios voltados para a resistência e força, sempre associados com exercícios aeróbios. Deve-se atentar aos períodos de pausa para evitar perder massa magra. É interessante lembrar que toda pessoa que deseja emagrecer deve ter em paralelo a meta de definição muscular, pois isso fará com que o emagrecimento seja mais efetivo.

3. Quero ganhar massa muscular

Como devo me alimentar?

Quem deseja ganhar massa muscular precisa ter cuidado redobrado com a alimentação, pois é preciso, simultaneamente, perder gordura e ganhar massa magra. Isto é: você jamais deve se entupir de coisas que engordam achando que com o exercício físico a gordura vai virar músculo! A palavra-chave na alimentação de quem deseja cultivar os músculos é proteína, mas com o cuidado de não exagerar. Lembre-se também que o corpo precisa de carboidratos para gerar energia. No mais, um acompanhamento nutricional profissional é sempre uma indicação.

Qual o melhor treino de academia para ganhar massa muscular?

Treinos de academia para o ganho de massa muscular exigem dedicação e paciência. O processo é gradual e demanda respeito aos períodos de pausa para que o músculo se recupere e finalize, com chave de ouro, o trabalho iniciado no treino. Alguns dos exercícios mais comuns para esse objetivo são: agachamento livre, levantamento terra, barra fixa, paralela, supino reto, remada curvada e desenvolvimento.

Percebeu o quanto as coisas mudam de acordo com cada objetivo? Mais do que isso, é preciso também entender que as suas metas devem ser realistas e levar em conta como o seu corpo funciona, quais são os seus limites e agir de acordo com isso. Ser organizado e disciplinado é sempre uma constante.

Uma das informações necessárias para estabelecer ações assertivas em direção ao seu objetivo é conhecer o seu percentual de gordura. Para saber sobre meios de medir esse percentual, leia o nosso artigo: Como medir percentual de gordura? Conheça 5 métodos.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here