Como medir percentual de gordura? Conheça 5 métodos.

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Fazer dieta para atingir objetivos de ganho ou perda de peso, requer vários fatores para ter um bom resultado. Preocupar somente com o peso durante o processo não é uma boa alternativa, é de extrema importância observar a porcentagem de gordura corporal.

Com a medida do percentual de gordura, o avaliado saberá exatamente os dados do seu corpo, sendo que seu professor poderá auxiliá-lo da melhor maneira, orientando então sobre os melhores exercícios a se fazer.

Como medir percentual de gordura?

Existem vários métodos para conseguir medir o percentual de gordura, dentre eles podemos destacar:

  1. Adipômetro: É o método mais comum e consiste em medir a espessura do corpo com a pinça de gordura corporal (adipômetro). Com as medidas são realizados cálculos, trazendo então os resultados finais.
  2. Exame de bioimpedânciaO exame é realizado através de cargas elétricas indolores, o método é muito utilizado pelos praticantes de esportes.
  3. Pesagem Hidrostática: Requer que a pessoa seja submersa em um tanque de água. A precisão do resultado consiste no cálculo do ar soprado para fora dos pulmões durante a triagem do pré-teste. Somente em locais especializados é possível encontrar esse método de exame, que dura cerca de 30 minutos.
  4. Pletismografia: É calculado o volume corporal por meio do deslocamento do ar. O aparelho feito de fibra de vidro é ligado a um computador, que faz os cálculos necessários para obter os resultados. É preciso que o indivíduo esteja descalço, usando mínimo de roupa possível para não haver discordância no momento dos resultados.
  5. Antropométrica: É um método mais comum nos Estados Unidos, através de medidas de circunferência do corpo é possível calcular a gordura corporal.

Contudo, para a realização dos exames é imprescindível que se faça uma preparação nos dias anteriores, assim você terá resultados mais precisos. É importante:

  • Não consumir álcool, cigarro e café nas últimas 24 horas;
  • Não praticar exercícios físicos intensos nas últimas 24 horas;
  • Fazer alimentação leve nas últimas 24 horas e jejum de 2 horas que antecedem o exame;
  • Mulheres não podem fazer o exame menstruadas;
  • Necessário retirar colares, anéis, brincos, pulseiras, etc.

Quais benefícios ao medir percentual de gordura?

Os benefícios podem ser vários, por fornecer informações ligadas ao nosso corpo. Como por exemplo:

  • Definir nível da gordura corporal, que pode ser motivo de doenças cardíacas, pressões arteriais altas e diabetes;
  • Definir peso ideal para a saúde e desempenho dos esportistas;
  • Definição de quais são os exercícios ideais para o corpo, fazendo com que se tenha resultados bem mais satisfatórios;
  • Monitorar mudanças no crescimento e envelhecimento.

Resultado ideal de gordura corporal para homem

20 a 29 anos 30 a 39 anos 40 a 49 anos 50 a 59 anos
Praticante de esportes menos de 11% menos de 12% menos de 14% menos de 15%
Bom 11% a 13% 12% a 14% 14% a 16% 15% a 17%
Normal 14% a 20% 15% a 21% 17% a 23% 18% a 24%
Alto 21% a 23% 22% a 24% 24% a 26% 25% a 27%
Muito Alto mais de 23% mais de 24% mais de 26% mais 27%

Resultado ideal de gordura corporal para mulher

20 a 29 anos 30 a 39 anos 40 a 49 anos 50 a 59 anos
Praticante de esportes menos de 16% menos de 17% menos de 18% menos de 19%
Bom 16% a 19% 17% a 20% 18% a 21% 19% a 22%
Normal 20% a 28% 21% a 29% 22% a 30% 23% a 31%
Alto 29% a 31% 30% a 32% 31% a 33% 32% a 34%
Muito alto mais de 31% mais de 32% mais de 33% mais de 34%

Tão importante quanto praticar exercícios físicos, é saber como medir percentual de gordura. Você ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

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