HomeAconteceuVocê quer emagrecer rápido? Saiba como acelerar o metabolismo

Você quer emagrecer rápido? Saiba como acelerar o metabolismo

O metabolismo tem um papel fundamental para o emagrecimento, a boa saúde e a manutenção de uma boa forma. Ele diz respeito a uma diversidade de reações químicas do corpo, que definem como os nutrientes ingeridos a partir dos alimentos serão utilizados pelo organismo.

Embora cada metabolismo funcione influenciado por questões genéticas e próprias a cada idade, sexo, dentre outros aspectos biológicos, os comportamentos, não apenas alimentares, também são determinantes para o ritmo e eficiência dessa função do organismo.

A velocidade dessa função do corpo também irá definir o quanto uma pessoa é capaz de emagrecer ou não. Pessoas que têm o metabolismo lento apresentam maior dificuldade para emagrecer ou manter um peso adequado. No entanto, isso não é um destino irremediável: existem hábitos que podem acelerar o metabolismo e tornar o desejo de ter uma boa forma e saúde ótima, uma realidade.

Conheça a seguir algumas dessas alternativas!

Beba bastante água

A metabolização correta dos alimentos depende de uma quantidade de água apropriada nas células. Isso quer dizer que se você não estiver bem hidratado, seu metabolismo não vai trabalhar bem. Portanto, não deixe que a desidratação atrapalhe seus planos! Beba água durante todo o dia e consuma alimentos que sejam ricos em água também.

Invista em exercícios aeróbicos para acelerar o metabolismo

Os exercícios aeróbicos são aqueles que realmente queimam calorias. Mas se você realizá-los com maior intensidade, esse efeito poderá ser ainda maior: 45 minutos de exercício aeróbico intenso manterão o seu metabolismo acelerado e queimando calorias por horas após a realização deles. Isto é, além das calorias queimadas durante o exercício, você continuará queimando calorias em repouso.

Cultive seus músculos

Falamos que os exercícios aeróbicos queimam mais calorias, mas não pense que a musculação está de fora nessa missão de acelerar o metabolismo. Um corpo que tem mais massa muscular do que gordura consome mais calorias em repouso, inclusive para recuperação dos tecidos e músculos. Por isso, o tempo de repouso e a variação dos exercícios também são fundamentais.

Se alimente corretamente

É claro que a alimentação não estaria de fora. Ter hábitos alimentares saudáveis é a base para um metabolismo funcionar direitinho. Além de tomar água, como já falamos, você deve consumir os nutrientes que o seu corpo precisa e evitar aqueles que o prejudicam.

E não se engane achando que passar fome emagrece! É preciso manter a saciedade e o metabolismo funcionando através de pequenas refeições no decorrer do dia. O ideal é fazer 6 refeições, lembrando que o café da manhã é importantíssimo.

Procure consumir bastante proteína, alimentos ricos em ferro, zinco e selênio, gorduras boas, fibras e também carboidratos de qualidade, afinal seu organismo precisa de energia, inclusive para praticar exercícios.

Durma bem

O sono é um daqueles fatores que influenciam nos mais diversos aspectos do funcionamento do corpo. Ele vai refletir no seu humor, nas interações químicas do seu organismo, na sua saúde, na sua alimentação e, consequentemente, no seu metabolismo. Além dos fatores indiretos, durante o sono o organismo libera substâncias que favorecem a manutenção dos músculos, o processo dos alimentos pelo sistema digestivo e a sua sensação de saciedade.

Não é nenhum bicho de sete cabeças criar hábitos que te ajudam a acelerar o metabolismo e emagrecer com mais facilidade, não é? Basta se esforçar e ter foco! E, falando nisso, você já começou a sua rotina de exercícios? Está difícil dar o primeiro passo? Nós entendemos e, por isso, escrevemos este texto para te ajudar: Como começar a fazer exercícios físicos? 4 dicas para você parar de procrastinar!

GANHE 50% de Desconto no Exame de Bioimpedância. Oferta Exclusiva para este Artigo!

Descubra em Segundos: – Peso corporal; IMC; Gordura corporal total; Quantidade de massa magra; Quantidade de água no corpo; Taxa de metabolismo basal; Relação cintura-quadril; Impedância de cada segmento corporal.
[quform id=”2″ name=”50% BIOIMPEDÂNCIA 6 MOTIVOS”]

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS