Início Academia Você sabe como ganhar massa muscular? Confira 5 dicas infalíveis

Você sabe como ganhar massa muscular? Confira 5 dicas infalíveis

6
9145

Um dos objetivos da maioria das pessoas quando entram em uma academia é ganhar massa muscular. Mas, você sabe como isso é possível? Não é um “bicho de sete cabeças”, porém, é necessário empenho e dedicação nos exercícios. Para te ajudar, preparamos este post com algumas dicas infalíveis. Confira agora e melhore o seu desempenho na academia!

Dá para ganhar massa muscular em qualquer exercício?

Nem toda atividade física proporciona o ganho de massa muscular. Os exercícios aeróbicos são grandes exemplos disso. Eles estão direcionados para a perda de gordura e o melhoramento cardiorrespiratório. Na musculação também existem exercícios voltados para a resistência e força, onde o ganho de massa é muito menor.

O ideal para ganhar massa muscular são os treinos de hipertrofia. Eles trabalham diretamente os músculos e são elaborados para esse objetivo. Se você está em busca de ganhar músculos, se atente ao treino correto. O ideal é sempre buscar orientação de especialistas e conferir, se o que você está fazendo, realmente resultará nos objetivos traçados.

Vou ganhar massa muscular apenas fazendo corretamente os exercícios?

Fazer corretamente os exercícios é primordial para ganhar massa muscular, porém, somente com eles isso não irá acontecer.  Ter uma alimentação saudável e balanceada também é fundamental. O corpo funciona da seguinte forma, o treino “rompe” as fibras musculares e precisa de um aditivo para recuperar os músculos. O alimento entra nessa parte, ao ingerir proteínas, por exemplo, o organismo fica propício a gerar esse ganho muscular proporcionado pelo exercício.

Como deve ser a minha alimentação?

O cuidado com a alimentação é muito importante para ganhar massa muscular. Muitas pessoas criam receitas malucas ou dão dicas que nem sempre condizem com a verdade. Cuidado! O corpo precisa de uma quantidade mínima de proteínas para gerar resultados, calculada de acordo com o seu peso. 

A conta é simples de ser feita, mas existem algumas ressalvas. Uma pessoa com 90 quilos, por exemplo, deve ingerir o seu peso multiplicado por 1,5g de proteínas (90 x 1,5 = 135). Pelo cálculo ela precisa comer 135 gramas de proteína. Porém, um alimento que fornece proteína, como o bife de frango, não terá esse valor relacionado diretamente ao seu peso. Um bife de 135 gramas não possui 135 gramas de proteína. O ideal é buscar a ajuda de um nutricionista.

Quanto mais proteína eu comer mais massa muscular eu ganho?

No corpo, a proteína ingerida se transforma em aminoácidos que recompõem as fibras musculares. Mas, o organismo tem um limite diário para fazer isso, e se limita a gerar músculos dentro dessa limitação. O excesso de proteína, que não passar por esse processo, será convertida em energia, e quando não utilizada é armazenada em forma de gordura. Desse modo, o excesso se transforma em algo totalmente contrário ao ganho de massa muscular.

É preciso cortar o carboidrato?

Uma das principais fontes de energia para o corpo humano é o carboidrato. Quando ele é cortado, o organismo busca outras fontes de energia. As proteínas podem ser uma dessas fontes. Como elas estão nos tecidos musculares, o corpo também utiliza para a produção de energia, fazendo assim, você perde massa magra ao invés de ganhar.

Essas foram algumas dicas de como ganhar massa muscular. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário!


6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here