HomeAcademiaMusculação terapêutica para idosos

Musculação terapêutica para idosos

O exercício é uma parte importante da vida diária de quase todos principalmente para os idosos. Algo que está muito comum atualmente é a musculação terapêutica para idosos, entenda melhor o que é.

A musculação terapêutica para idosos são exercícios os fins terapêuticos controlados com um monitor de frequência cardíaca. Ela além de queimar gordura, melhorando saúde dos idosos, é ótima para a condição física.

Segundo os especialistas, os idosos devem se movimentar sempre e estarem fazendo atividade física para o corpo. Se você está dentro desse meio, você pode aproveitar os muitos benefícios do exercício e viver uma vida mais saudável.

Benefícios da musculação terapêutica para idosos

A musculação terapêutica para idosos ajuda a melhorar a resistência em conjunto com a força.

– Ela melhora o equilíbrio dos idosos, sendo útil para evitar quedas, que é algo muito comum nessa idade.

– Pode prevenir ou retardar o aparecimento de doenças, como doenças cardíacas, diabetes ou osteoporose.

– Pode melhorar as funções cognitivas (o funcionamento do cérebro).

– Além de tudo isso ela pode melhorar o humor e lutar contra a depressão.

Para a maioria dos idosos com 65 anos ou mais, é seguro se exercitar, mas é sempre necessário o acompanhamento médico e de um profissional de treinamento.

  • Alguns exemplos de doenças que melhoram com o exercício físico são as doenças cardíacas, pressão alta, diabetes e artrite.

O melhor caminho para melhorar sua saúde

Existem quatro tipos de exercício que podem ajudar a evitar lesões nas articulações, dores musculares e melhorar a flexibilidade e a capacidade cardiovascular.

É importante incluir todos os quatro tipos em sua rotina de exercícios, principalmente a musculação terapêutica para idosos para ajudar na saúde corporal e mental.

Exercícios de resistência

– Melhora a respiração e a frequência cardíaca. Melhora a saúde do coração, dos pulmões e do sistema circulatório. Ele infunde energia.

  • Pode incluir as seguintes atividades: caminhar, correr, dançar, nadar, andar de bicicleta, jogar tênis, jogar basquete, subir escadas.

Exercícios de força

– Fortalece os músculos.

  • Pode incluir as seguintes atividades: a musculação terapêutica para idosos, levantar peso na academia, flexões, agachamentos e outros.

Exercícios de equilíbrio

– Previne quedas.

  • Pode incluir as seguintes atividades: ficar em um pé só, andar com um pé na frente do outro, em linha reta e fazer yoga.

Exercícios de flexibilidade

– Alonga os músculos, mantém a agilidade e a facilidade de movimento.

  • Pode incluir as seguintes atividades: alongamento e yoga.

Com que frequência devo exercitar?

Recomenda-se que os idosos realizem pelo menos duas horas e meia de exercícios aeróbicos moderados (como caminhadas rápidas) por semana.

Você também deve treinar musculação e exercícios de força pelo menos 2 dias por semana.

  • O equilíbrio e a flexibilidade podem ser treinados todos os dias.

Devo aquecer ou alongar antes do exercício ou depois?

Se aqueça 5 minutos antes de cada sessão de exercícios.

  • Caminhar na esteira e depois alongar são boas atividades para o aquecimento antes de exercícios.

Você também deve se alongar por 5 minutos no final do exercício.

Esse alongamento é muito importante para evitar dores musculares e cimbras e manter maior flexibilidade no corpo para estar preparado para o próximo exercício.

Dicas de segurança e saúde

Se você tem mais de 50 anos e não está acostumado a fazer exercícios, consulte seu médico antes de iniciar uma rotina de exercícios.

Outras razões para consultar o médico antes de iniciar a musculação terapêutica para idosos são as seguintes:

  • Tontura ou dificuldade para respirar.
  • Dor ou pressão no peito.
  • Coágulos sanguíneos.
  • Infecções.
  • Feridas que não cicatrizam.
  • Inflamação nas articulações.
  • Procedimento cirúrgico recente.
  • Hérnia.

Lembre-se de usar roupas largas e confortáveis ​​e um tênis resistente e bem ajustados no seu pé. Certifique-se também de que o calçado se destina ao tipo de atividade para o qual você o usará.

Portanto, para os idosos que possuem problemas de saúde ou do coração, diabetes e outras doenças é muito importante procurar fazer a musculação terapêutica para idosos gerar ótimos benefícios para a saúde.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS