Para que serve a proteína?

1
4492

A proteína é de extrema importância para o funcionamento do nosso organismo. Ela é responsável por produzir hormônios, tecidos, pele, cabelo e músculos, sendo encarregada também em transmitir impulsos nervosos que geram pensamentos e o comando necessário para o corpo movimentar.

Nossas células gastam energia constantemente, sendo que as proteínas são fundamentais para essa reposição energética e pela produção dos anticorpos. Deu para perceber o quanto elas são importantes?

Muitas pessoas consomem diariamente, mas não sabem para que serve a proteína e que, quando consumida da maneira correta, é uma grande aliada do corpo humano, evitando problemas de saúde e proporcionando uma qualidade de vida bem melhor.

Para que serve a proteína?

  • Elevar a produção de massa muscular: Não é possível ter aumento de massa sem o consumo de proteínas, claro que a quantidade deve ser regularizada por um profissional para que seja possível obter o resultado esperado.
  • Produção de anticorpos: Eles são produzidos através das proteínas, portanto o consumo inadequado de proteínas faz com que o sistema imunológico do corpo humano fique enfraquecido, sendo mais propício ao contágio de doenças.
  • Equilíbrio dos hormônios: Os hormônios são substâncias do organismo que são formados através das proteínas. Problemas de estresse, Síndrome dos Ovários Policísticos e ansiedade, podem ser regularizados com uma alimentação equilibrada.
  • Recuperação de cirurgias e feridas: A formação de novos tecidos requer principalmente o consumo de proteínas.
  • Energia: As proteínas são utilizadas para  produzir energia no organismo, regulando a glicemia. Um grama de proteína fornece 4kcal, equivalente à quantidade fornecida pelos carboidratos.
  • Manter o bom funcionamento das articulações: As articulações essenciais para o movimento do corpo humano, sendo que o colágeno é responsável pelo amortecimento dos ossos, é feito de proteínas.
  • Transporte de oxigênio: Baixo consumo de proteínas afeta diretamente no transporte de oxigênio no sangue, podendo provocar problemas como fraqueza, anemia e falta de disposição.

Qual a quantidade certa de proteínas deve-se consumir por dia?

Agora que vimos para que serve a proteína e toda a sua importância para o corpo humano, saber a quantidade certa de proteínas que o organismo precisa é essencial.

A quantidade varia de corpo para corpo, sendo necessário analisar qual exercício físico praticado e peso da pessoa.

Exemplos:

  • Quem pratica musculação necessita de 1,5 a 2g de proteína por kg de peso;
  • Quem pratica outras atividades físicas, o consumo varia entre 1,1 a 1,6g de proteína por kg de peso;
  • Quem não pratica atividades físicas necessita de 0,8 de proteína por kg de peso.

É importante ressaltar que o consumo em excesso de proteína altera o funcionamento dos rins, podendo causar hipertensão e diabetes.

Alimentos ricos em proteínas

Saber para que serve a proteína é muito importante, mas saber quais são os principais alimentos ricos em proteínas é fundamental para administrar bem o consumo. Listamos 5 alimentos mais comuns que são ricos em proteínas:

  1. Ovos: Cada ovo pode conter até 7 gramas de proteína.
  2. Peito de frango:  A carne branca contém pouca gordura e muita proteína. Cada 100 gramas de frango contêm 30g de proteína.
  3. Carne vermelha: Além de ser um alimento rico em ferro, a carne vermelha possui também proteínas. Cada 100 gramas de carne vermelha possuem 29g de proteína.
  4. Salmão: O peixe além de ser rico em ômega 3, contém boas quantidades de proteína. Cada 100 gramas de salmão contêm 22 g de proteína.
  5. Queijo muçarela: Cada 100 gramas de queijo muçarela contêm 28g de proteínas.

Saber consumir corretamente a proteína é muito importante para a nossa saúde. Você ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here