Musculação para idosos com artrite

0
220

A musculação para idosos com artrite pode ser uma opção de tratamento viável, desde que seja feita da maneira correta, visando eliminar os males causados por essa doença e prevenir dores nas articulações.

Pouca gente sabe que a musculação é uma ótima opção de atividade física na terceira idade, e que pode ajudar quem está sofrendo com problemas trazidos pelo envelhecimento. Afinal, como isso acontece?

Bom, basicamente a musculação ajuda a fortalecer os músculos e o corpo e, algumas vezes, é tudo o que uma pessoa idosa precisa para melhorar a saúde de seu organismo.

Musculação para idosos com artrite: como ela pode ajudar?

A musculação para idosos com artrite pode ajudar a fortalecer os músculos do corpo, principalmente aqueles que se ligam às articulações inflamadas. Acontece que existem dois tipos principais de artrite, e existem exercícios diferentes para cada um deles.

A artrite mais conhecida é aquela causada por lesões externas, e é chamada de artrite aguda. Ela atinge normalmente joelhos e tornozelos. Já a artrite reumatoide é causada por fatores genéticos, e pode aparecer até mesmo nas mãos.

Caso a artrite seja causada por lesões externas, o melhor é evitar esportes de alto impacto e treinos de choque, como é o caso da musculação. Já para quem adquiriu a doença geneticamente, essa atividade está liberada.

Porém, existem ainda algumas limitações. A musculação para idosos com artrite deve começar com pesos menores, e ir ajudando o aluno a criar resistência aos poucos. Além disso, ela precisa ser supervisionada, tanto pelo professor quanto por um médico em consultas regulares.

Benefícios da musculação para idosos com artrite

Mesmo não sendo a primeira opção de muita gente, a musculação para idosos com artrite pode sim trazer vários benefícios. Afinal, ela é a melhor forma de fortalecer o organismo de quem possui as articulações fragilizadas.

No entanto, vale lembrar, mais uma vez, que para esse treino dar certo é preciso pegar leve, pelo o menos no início. Veja a seguir algumas das vantagens que a musculação pode trazer na terceira idade:

  • Treinos aeróbicos

Como atividade aeróbica, a musculação acaba ajudando no controle do peso corporal. Isso ajuda o aluno de academia a fortalecer ainda mais os músculos e facilita o alongamento, parte essencial do tratamento da artrite.

  • Equilíbrio corporal

A musculação também ajuda bastante a melhorar o equilíbrio corporal. Isso acaba diminuindo o risco de quedas e, consequentemente, previne fraturas. Isso é um ponto positivo para quem tem artrite, osteoporose, artrose, ou outros problemas desse tipo.

  • Socialização

Um dos principais benefícios de ir à academia na terceira idade é poder aumentar o seu círculo social. Pode parecer besteira, mas muita gente vai deixando essa parte da vida de lado conforme vai envelhecendo.

  • Diminuição da dor

A musculação aumenta a produção de líquido sinovial, responsável pelo bom funcionamento do sistema locomotor. Isso diminui a dor nas articulações e juntas do corpo.

Por que a atividade física é importante na terceira idade?

Realizar atividades físicas na terceira idade é uma parte essencial para cuidar da saúde do corpo e da mente, principalmente para quem se depara com doenças como a artrite.

O maior problema é que quem possui essas complicações acaba deixando de se exercitar, pois não se acha mais capaz. Aí entram outros problemas, pois o sedentarismo acaba não só agravando o quando, como também trazendo obesidade e outras doenças.

Ou seja, a musculação para idosos com artrite também tem o papel de tratar outros problemas, que seriam causados se essa pessoa não tivesse incentivo para continuar se exercitando. Por isso, é importante manter o corpo e a mente trabalhando!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here