Musculação na adolescência riscos – Confira!

0
732

Com que idade os adolescentes podem começar a levantar pesos? O que é preciso saber sobre a musculação na adolescência riscos?

Estas são perguntas recorrentes que muitos pais com filhos adolescentes costumam se perguntar.

A adolescência é uma época na qual seus filhos ou parentes começam a querer imitar seus ídolos esportivos – ou simplesmente desejam ser fisicamente mais atraentes.

Por isso, conhecer o máximo de informação possível sobre a musculação na adolescência riscos é fundamental.

Saiba tudo sobre a musculação na adolescência riscos

É preciso ter em mente que os adolescentes treinam naturalmente. Eles têm, em seu dia a dia, geralmente uma atividade física contínua e constante.

– Se eles não estão jogando futebol ou fazendo qualquer outro esporte, eles estão correndo entre eles participando de atividades diversas, tendendo a ser ativos.

– Se esse não é o caso do adolescente em questão, é importante compreender os motivos por traz disso e até mesmo buscar atendimento psicológico.

  • Afinal, a infância é o estágio em que somos mais sensíveis ao aprendizado, já que é o momento em que estamos determinando nossas conexões cerebrais, dependendo da variedade de estímulos que são apresentados à criança.
  • Portanto, a prática de atividade física e esportiva em idade precoce, como na adolescência, é de grande importância, permitindo, através dela, experimentar novos gostos e estímulos.

– Em adição, o exercício físico para adolescentes tem muitos benefícios para a sua saúde, pois melhora a sua estrutura óssea, reduzir o risco de lesão, é um suporte metabólico e permite ganho de autoconfiança.

Com que idade os adolescentes podem começar a levantar pesos? – Musculação na adolescência riscos

Circula um mito popular que afirma que levantar pesos bloqueia a crescimento. Porém, conforme o nome diz, isso é um mito.

– Portanto, não há evidência de impedimento no crescimento através do levantamento de pesos.

– Pesquisadores japoneses nos anos 70 realizaram várias investigações com adolescentes que trabalhavam em fábricas carregando cargas pesadas por algumas horas.

  • Eles observaram que, apesar do exercício diário que os adolescentes desenvolviam, dificilmente eles tinham forças muito superiores a outras pessoas de sua idade.
  • Eles então extraíram desse estudo a ideia de que a musculação feita sem exageros não era prejudicial ao desenvolvimento do adolescente.

Além disso, hoje se estima, através de estudos, que a musculação com cargas menores é benéfica e necessária para qualquer pessoa – sendo importante também investir em outros fatores, como a alimentação e a repetição de movimentos.

Musculação na adolescência riscos na prática

O treinamento com pesos que é lento, progressivo, controlado e bem supervisionado pode trazer muitos benefícios.

– Não devemos confundi-lo com o levantamento de pesos de modalidades competitivas, onde o objetivo é ter músculos muito grandes e fortes, treinando muitas vezes de forma rápida e afiada.

  • Esta disciplina não é aconselhável para os adolescentes, pois pode produzir um aumento muito rápido da força em tendões, músculos e ligamentos, sendo capaz de produzir lesões.

Em suma, um bom plano de treinamento de peso para adolescentes realizado por um especialista adulto no campo irá promover o desenvolvimento muscular e ósseo deles, também ajudando a prevenir lesões.

Recomendações para evitar a musculação na adolescência riscos

  • Realize exercícios nos quais o corpo é usado como carga.
  • Levante pesos leves para cada grupo muscular. Apenas duas séries de cada exercício são suficientes, contando com várias repetições recomendadas por profissionais.
  • Não carregue pesos nos ombros. O estresse que eles geram na coluna é muito grande.
  • Sempre cuide da sua técnica. Nunca faça exercícios de musculação se você estiver sozinho. É necessário ter alguém sempre alguém por perto para supervisioná-lo.

Conte com os profissionais certos. Para evitar contar com a musculação na adolescência riscos, venha para a Pratique Fitness e observe seu filho obter resultados saudáveis para ele!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here