Hidroginástica o que é – Conheça esses exercícios tão famosos

1
2848
A multi-ethnic group of senior adults are taking a water aerobics class at the public pool.

A hidroginástica é conhecida como um exercício físico aeróbico que ocorre dentro da piscina e com a ajuda de alguns equipamentos de natação para poderem garantir um melhor auxílio nas atividades que são propostas pelo professor.

Dessa forma, a hidroginástica vem sendo muito procurada, principalmente por aqueles da terceira idade por conta dos benefícios que ela proporciona para saúde, além ainda de ser muito simples na prática.

Além disso, é indicado para aqueles que possuem excesso de peso, problemas e impactos nas articulações, sensação de desconforto, dores no corpo, problemas com a respiração, além ainda de dar uma maior resistência aos músculos.

Por que fazer hidroginástica?

É importante lembrar que a realização de qualquer tipo de atividade física é importante não somente para aumentar a força e o condicionamento físico e respiratório, mas também por garantir benefícios, como a convivência social que tal exercício garante, melhorando a qualidade de vida de uma forma completa.

Assim, os exercícios adequados e regulares podem ajudar a manter o peso ideal, além de regular outras funções cardiorrespiratórias, fortalecerem os músculos e garantirem o equilíbrio para o corpo.

Além disso, a hidroginástica faz com que o sangue flua melhor e ainda leve oxigênio todas as regiões do corpo, diminuindo a colesterol ruim, a qual obstrui as artérias e aumentam o nível de colesterol bom, prevenindo a pessoa de doenças cardíacas.

Dessa forma, é interessante a escolha pela hidroginástica, por essa ser realizada na água, em piscinas aquecidas, em ambientes seguros, agradáveis, estimulantes e eficazes. Além disso, essa atividade é um conjunto de exercícios aeróbicos, realizados sempre em grupo e com músicas.

A água é capaz ainda de criar uma enorme resistência aos movimentos, como a sobrecarga natural, o que exige da pessoa muita força dos músculos e ao mesmo tempo em que a sua densidade faz com que o corpo fique mais leve e absorve quase 100% dos impactos sobre as articulações.

Com isso, diversos grupos musculares são trabalhados ao mesmo tempo, e a pressão da água e a sua temperatura são capazes de ativar a circulação, o que ajuda na eliminação das toxinas que causam muitos problemas, como a celulite.

Outro ponto importante é que devido a pressão que a água exerce sobre o corpo, ela também pode atuar como se fosse uma massagem corporal, melhorando a circulação e com isso reduzindo a quantidade de varizes, inclusive aliviando as dores que elas causam.

Assim, a hidroginástica é recomendada para todos os grupos etários, os quais podem ser jovens, adultos, adolescentes, idosos e até mesmo crianças, porém sendo preciso a adequação da intensidade das atividades para cada uma das faixas etárias.

Resumidamente, pode-se assegurar que a realização da hidroginástica é muito saudável, prazerosa e segura, onde sempre devemos lembrar que os benefícios são o controle do peso, a redução do estresse emocional, melhora da flexibilidade, da resistência, da tonificação e da força dos músculos.

Além disso, a hidroginástica ainda proporciona a melhoria do sistema cardiorrespiratório, controle da pressão arterial e colesterol, melhora do condicionamento físico e o aumento da autoestima e bem-estar.

 

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here