Musculação adolescência crescimento – Prejudica?

0
253

A musculação, é uma das atividades físicas mais praticadas no mundo todo, sendo praticado por homens e por mulheres. Porém, muitas pessoas não sabem o momento certo de começar, e ficam em dúvida se, a musculação na adolescência atrapalha o crescimento?

Além de trazer benefícios para que o corpo fique mais bonito, a musculação contribui também para que o organismo funcione bem, e para que estejamos sempre com a saúde em dia.

A musculação na adolescência atrapalha o crescimento?

Uma dúvida em comum para muitas pessoas, é se, a musculação na adolescência atrapalha o crescimento? A resposta para esta pergunta é, depende.

A musculação na adolescência atrapalha o crescimento, somente se ela for feita de forma errada, sem a orientação de um bom profissional. Na fase a adolescência, o nosso corpo está passando por muitas transformações, inclusive o crescimento.

Por isso, para obter somente os seus benefícios, e não atrapalhar o seu crescimento, os treinos precisam ser desenvolvidos de acordo com estas transformações, respeitando os limites do seu corpo.

A quantidade de carga, e as repetições de cada exercício, precisam ser pensadas para esta fase, então, ter um profissional especializado, fará toda a diferença.

Quando começar a praticar musculação?

Não existe uma idade certa para começar a praticar musculação, mas independente da sua idade, é extremamente importante que você faça uma avaliação antes de dar início aos seus treinos.

O ideal é que esta avaliação seja feita por um médico, e por um educador físico, para que assim, você possa obter todos os benefícios que ela pode oferecer, sem afetar a sua saúde, e sem fazer com que musculação na adolescência atrapalhe o crescimento.

Alguns médicos, indicam que a musculação deve ser iniciada a partir dos 12 anos de idade, porém, esta não é uma regra. Esta sugestão, é porque nesta idade, eles começam a passar por diversos processos de transformações tanto no seu corpo, como também na sua mente.

Então, os benefícios que a musculação oferece, podem ajudar nesta fase de tantas mudanças.

Como deve ser a musculação na adolescência para não atrapalhar o crescimento

Musculação na adolescência atrapalha o crescimento, somente quando ela não é feita corretamente. Por isso, o ideal é que ao iniciar, os adolescentes façam treinos de 2 a 3 vezes por semana, com no máximo 3 series de 6 a 15 repetições cada.

Vale ressaltar que, todos os treinos, devem ser acompanhados, e desenvolvidos por um profissional especialista em musculação na adolescia, para que assim, ela não atrapalhe o seu crescimento, e nem lhe cause lesões.

Veja como treinar musculação na adolescência, sem que ela atrapalhe o crescimento

  • Faça treinos adaptados para as suas características pessoais, respeitando os limites do seu corpo;

  • Treine sempre diante da orientação de um profissional capacitado;

  • Comece em um nível básico, e vá aumentando este nível de acordo com o seu desenvolvimento;

  • Faça corretamente cada exercício, se atentando para a execução perfeita, respeitando a carga e o número de repetições que o instrutor te indicar;

  • Faça treinos variados, para que você enjoe;

  • Crie metas, assim, você vai sempre se sentir estimulado e focado;

Como podemos ver, a musculação na adolescência atrapalha o crescimento somente se estas dicas que foram dadas a aqui, não forem seguidas. Por isso, lembre-se sempre que a sua saúde e o seu bem-estar, devem sempre ser colocados em primeiro lugar.

Agora, você já sabe se musculação na adolescência atrapalha o crescimento ou não, e poderá então se dedicar a esta atividade física, que certamente vai trazer benefícios físicos e mentais para você resultando em uma vida com mais qualidade no seu dia a dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here