HomeAcademia Pratique FitnessTudo sobre o conceito de boxe

Tudo sobre o conceito de boxe

O boxe é uma luta muito popular em todo lugar do mundo, no entanto, pouca gente sabe realmente qual é o conceito de boxe, ou seja, como ele funciona, quais são os golpes e quais são os detalhes por trás do esporte.

Afinal, como todo esporte, o boxe tem uma história, origem e regras próprias, que devem ser conhecidas para que se possa entender melhor como ele funciona e o que ele realmente é.

Se você não conhece o significado de boxe a sua definição, mas quer saber mais sobre o assunto, não deixe de ler este artigo e descubra todas as informações que você precisa saber sobre o esporte para não deixar ele passar batido. Confira!

Qual o conceito de boxe?

O conceito de boxe é pouco conhecido pela maioria das pessoas, e ele é muito mais do que apenas uma luta que utiliza socos. O boxe é, na realidade, um esporte de combate e de contato, no qual os punhos são usados para a defesa e para o ataque.

É daí que vem o nome pugilismo para o boxe, que significa “bater com os punhos”. Essa expressão deriva do inglês, e o termo pugilismo foi muito utilizado na Inglaterra até os anos 1850. Foi só depois disso que o nome boxe pegou e o esporte foi difundido por toda a Europa.

Outra coisa que muita gente não conhece, além do conceito de boxe, são as suas nuances. Ele pode existir em diversos ambientes, seja de competição ou não.

Sendo assim, o boxe possui caráter olímpico e competitivo, mas tempo pode ser usado apenas como um treino funcional em academias, com os alunos aprendendo as técnicas e usando a favor do seu corpo, e não para lutar contra um oponente no ringue.

Se você quer saber melhor sobre como funciona esse esporte, acompanhe a seguir algumas das técnicas e golpes, e aprenda quais são as principais características do boxe.

Principais golpes do boxe

O conceito de boxe apenas afirma que esse é um esporte de contato, ou seja, é uma luta, como qualquer outra. Isso significa que existem golpes, técnicas e movimentos próprios do esporte, e que fazem parte de sua definição.

Afinal, um esporte ou luta como o boxe nada mais é do que o seu conjunto de regras e movimentos que constroem a ação. Confira, a seguir, quais são os principais golpes:

  • Direto – é um golpe frontal e forte, feito com o melhor punho, ou com a mão que vem de trás;
  • Cruzado – é um movimento que termina com o braço todo esticado, e que promove um ataque na lateral da cabeça;
  • Swing – é um ataque que se inicia de trás, e depois a mão sobe e desce para acertar o adversário;
  • Upper cut – é um golpe que atinge o oponente no queixo, e por isso é realizado em um movimento de baixo para cima;
  • Jab – é um movimento reto e rápido, com um ataque frontal realizado com o punho mais fraco, que está à frente na guarda;
  • Gancho – é um golpe bastante conhecido, realizado pelo movimento curvo do punho, que é aplicado mais próximo que o cruzado, contornando a guarda adversária e acertando na lateral da cabeça ou do abdômen.

Campeões do mundo e pugilistas famosos

Dentre os campeões e pugilistas mais famosos no mundo do boxe, podemos citar Mike Tyson, Muhammed Ali, Anthony Joshua, Floyd Mayweather Jr., Rocky Marciano, além dos brasileiros Éder Jofre e o famoso Maguila.

Portanto, agora você já conhece um pouco mais sobre a história e o conceito de boxe, e sabe como essa luta possui uma longa trajetória no mundo dos esportes de combate.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS