HomeAcademia Pratique FitnessTreino de musculação leve na gravidez

Treino de musculação leve na gravidez

Será possível fazer um treino de musculação leve na gravidez? Pesquisas mostram que mulheres grávidas podem se beneficiar dessa escolha.

Embora seja muito importante que as mulheres grávidas consultem um médico antes de realizar qualquer exercício, é bom que elas aprendam o máximo possível sobre o assunto e criem uma rotina saudável e eficaz.

Algumas perguntas a se fazer para um médico são: quais são alguns dos benefícios que as mulheres grávidas podem obter através de um programa de exercícios? Qual é a melhor opção de treino de musculação leve na gravidez?

Confira um bom treino de musculação leve na gravidez

Há muitos benefícios que as mulheres grávidas podem obter por meio de um treino de musculação leve na gravidez, incluindo um corpo saudável e em forma, um bebê saudável, uma vida menos estressante e a manutenção de força e hábitos de exercício.

– Porém, quando uma mulher está grávida, todo o seu programa de treinamento tem que mudar.

  • As gestantes não devem realizar agachamentos durante seus treinos, pois eles podem causar a separação da placenta do útero.

  • Além disso, movimentos bruscos não devem ser executados. Certifique-se de que apenas pesos leves sejam usados ​​e que todos os exercícios sejam feitos devagar e corretamente.

– Lembre-se de respirar durante o exercício, porque você não quer que seu bebê perca oxigênio.

  • Certifique-se também de beber muita água durante todo o dia, especialmente antes e depois do treino.

  • Quanto a comer, coma de forma saudável e com frequência. Tente fazer de 4 a 5 pequenas refeições por dia.

Um bom treino de musculação leve na gravidez inclui o exercício leve, juntamente com cardio.

Objetivo da prática de exercícios

O objetivo do treinamento muscular para mulheres grávidas não é aumentar sua musculatura, mas sim ficar em forma. É por isso que apenas pesos leves serão usados.

– Pesos pesados ​​não devem fazer parte do ato de praticar atividades físicas durante a gestação, porque você pode acabar se machucando.

  • Os períodos de descanso devem ser bastante curtos, entre 2 a 3 minutos. Além disso, a frequência de exercícios deve ser discutida com seu médico.

Outra coisa que é importante mencionar é que muitas mulheres grávidas têm dor nas costas.

  • Isto é principalmente resultado do ganho de peso durante a gravidez, sendo sua maior parte distribuída em torno da área abdominal.

– Isso faz com que a gravidade do centro das mulheres se desloque para a frente, o que resulta em mais curvatura em sua coluna vertebral inferior.

Uma solução para isso é o alongamento antes do treino. Ele deve ser feito ocasionalmente após o aquecimento, especialmente se você quiser evitar dores nas costas.

Cardio para mulheres grávidas

Junto com o treino de musculação leve na gravidez, vem o cardio. Uma das melhores atividades cardiovasculares que as mulheres grávidas podem fazer é nadar.

– A natação pode ajudar a fortalecer os músculos do coração e também melhorar o fornecimento de oxigênio para os músculos.

  • Ela também fortalece os músculos do ombro e do abdômen, além de reduzir a pressão alta e a rigidez articular.

A natação também é um dos exercícios cardiovasculares mais relaxantes. Mas quando se trata de exercícios relaxantes, a ioga é o número um e pode ser muito benéfica para mulheres grávidas.

Ela pode ajudá-la a preparar sua mente e seu corpo para uma das partes mais assustadoras da gravidez: o parto e nascimento de seu bebê.

Sabendo como deve ser feito seu treino de musculação leve na gravidez, aposte nas dicas acima e consulte-se sempre com um médico antes de tomar qualquer decisão.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS