Qual o melhor: pilates ou musculação na gravidez?

0
189

Na hora de escolher, muitas mulheres podem ficar na dúvida entre pilates ou musculação na gravidez. Afinal, qual das duas atividades é a mais indicada para a futura mamãe, e qual delas pode realmente ajudar o corpo a ficar mais saudável nesse período?

Antes de tudo, saiba que é muito comum ficar na dúvida entre as duas opções. Fazer atividades físicas durante a gravidez exige, mesmo que você tenha um pouco mais de cuidado na escolha.

E embora ambas as atividades sejam ótimas, é importante conhecer cada uma mais a fundo, e até mesmo entender quais são as suas diferenças essenciais, para que você consiga entender melhor quais são as os benefícios de cada uma!

Pilates ou musculação na gravidez? O que escolher?

Antes de escolher entre pilates ou musculação na gravidez, é importante entender que a grande diferença entre essas atividades é, justamente, os grupos musculares que elas trabalham.

Uma aula de pilates consegue exercitar o corpo inteiro, enquanto na musculação isso é feito de maneira fracionada, e cada grupo é trabalhado separadamente! Outra diferença essencial é a aparelhagem.

A musculação conta com aparelhos mais complexos, enquanto o pilates pode ser praticado com o uso de bolas, faixas elásticas e, claro, o próprio corpo. A verdade é que pilates ou musculação na gravidez, ambos podem fazer bem a mulher!

Conheça os benefícios de cada uma das atividades!

Para que você consiga escolher com maior segurança, é importante conhecer os benefícios principais de cada uma das atividades. Assim ficará mais fácil entender como elas podem agir no seu corpo – e quais são as vantagens disso.

  • Benefícios da musculação:

Fazer atividades físicas durante a gravidez pode ser uma forma de fortalecer o corpo e aumentar a sua saúde. No caso da musculação, é uma atividade que fortalece a musculatura e aumenta a resistência física.

Praticar essa atividade pode trazer maior força para a mulher, ajudar a ajustar a postura – que fica bem comprometida por conta do peso da barriga – além de contribuir para a hora do parto, melhorando a musculatura pélvica.

O ponto de atenção aqui é com relação a carga utilizada em cada exercício! Quem já está acostumada a treinar deve diminuir a carga e a frequência dos exercícios.

Quem nunca treinou, mas decidiu fazer isso durante a gestação deve começar com doses bem leves. E em ambas as situações devem ser evitados exercícios que exigem equilíbrio ou que comprimam o abdômen.

Principais benefícios do pilates para a mulher grávida!

Você chegou até aqui porque está na dúvida a respeito de pilates ou musculação na gravidez. Agora vamos conhecer os benefícios e as vantagens da outra atividade!

A prática dessa modalidade ajuda a diminuir as dores do corpo, sobretudo das costas, aumenta a mobilidade, melhora os reflexos, e ajuda a fortalecer o corpo. Exercícios que focam no fortalecimento da musculatura pélvica e do quadril acabam sendo priorizados, e ajudam no preparo do corpo para o parto.

  • Então, qual das duas atividades devo escolher?

Saiba que independentemente de qual das duas, pilates ou musculação na gravidez, o mais importante é que você esteja devidamente amparada por um profissional de qualidade durante as atividades.

Fazer atividades físicas durante a gravidez trará inúmeros benefícios para o seu corpo e a para a saúde do seu bebê, além de ser um facilitador para quem deseja parto normal.

Mas, tudo isso demanda cuidados extras! Por isso, seja para praticar pilates ou musculação na gravidez, prefira fazer em uma academia de qualidade, com uma equipe profissional!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here