Praticar exercício físico é uma ótima maneira de manter o corpo saudável e aumentar a qualidade de vida. Movimentar o corpo pode gerar algumas dores que são desconfortáveis e comprometer o seu treino. Por isso hoje vamos dar algumas dicas para evitar dores na academia.

Provavelmente você sabe que é possível sentir uma dor muscular após a realização de exercícios físicos. Esse tipo de dor é perfeitamente normal. Porém, outros tipos de dores recorrentes precisam de mais atenção.

Se você quer saber como acabar com o desconforto durante os treinos, confira abaixo as dicas que preparamos para você.

Evitar dores na academia: o que você precisa saber

Existe um tipo de dor na academia que acontece naturalmente. Essa dor é a reação do ácido lático produzido pelos músculos quando suas fibras são danificadas em decorrência do esforço físico. A dor pós academia é sinal de que o seu músculo foi realmente exercitado.

Não há motivos para se preocupar com essa dor, já que ela é decorrente de uma ação natural do corpo. Ela vai diminuindo a cada dia e seu corpo logo se acostumará e estará pronto para avançar de nível na musculação.

Porém, existem alguns tipos de dores que não devem ser sentidos durante a prática de exercícios físicos. Fisgadas nas articulações, por exemplo, pode ser um sinal de que você está exagerando nos pesos dos halteres.

Executar os exercícios de maneira errada também pode sobrecarregar músculos e articulações e provocar dores intensas. Se você se identificou com esse tipo de dor, as dicas abaixo serão fundamentais para você evitar se machucar durante os treinos.

Como evitar as dores?

Seja por má execução, seja por já possuir uma lesão existem algumas dicas que podem ser seguidas de maneira geral para você deixar de sentir esse desconforto. Lembre-se de sempre contar com o auxílio de um instrutor capacitado.

  • Alongue-se

O alongamento antes do treino ajuda a aquecer as articulações e aumentar o espaço entre as fibras dos músculos. Alongar-se pode tanto prevenir as dores provenientes de lesões, quanto diminuir o desconforto natural pós treino.

  • Vá devagar

Carregar um peso maior do que você pode agüentar pode provocar dores intensas e lesões futuras. Na academia, devemos focar nos objetivos mas sempre com cautela. Entenda o seu biótipo e respeite a sua estrutura corporal. Aumente a carga aos poucos.

  • Mantenha a assiduidade

Quanto mais você treinar mais o seu corpo irá se adaptar aos impactos da musculação. Aos poucos você irá perceber que as dores passam a ser menos desconfortáveis e você se torna mais tolerável a elas.

  • Descanse

O descanso depois do treino é muito importante para a reconstrução das fibras musculares. Ter um tempo adequado de descanso pode evitar a sobrecarga nos músculos. Além disso, é no momento do descanso que se tem o maior aumento de massa muscular.

Para qualquer tipo de dor, um descanso sempre ajuda na recuperação. Com as dores na academia não é diferente. Repousar pode ajudar a evitar dores na academia.

Treine com consciência

Agora que você já acompanhou essas 4 dicas de como evitar dores na academia, fica mais fácil saber se aquela dor é natural ou se existe algum erro em seus exercícios.

É importante ter um acompanhamento durante os treinos para evitar o aumento de possíveis dores provenientes de lesões. É por isso que na Pratique Fitness temos os profissionais mais capacitados para te auxiliar em seus treinos.

Acesse nosso site e procure a unidade mais próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here