Natação Ajuda Na Insônia

A natação é um dos esportes mais completos. Nela podem-se trabalhar diversos sistemas do corpo ao mesmo tempo, e seus benefícios são visíveis. Mas existe uma questão que ainda precisa ser resolvida: afinal, natação ajuda na insônia mesmo?

Provavelmente você sabe que a natação é um esporte que pode ser praticado por diversas faixas etárias. Além dos benefícios gerais, para cada uma delas há uma vantagem exclusiva que a natação pode oferecer.

Hoje vamos focar na resolução desse mistério: esse esporte aquático ajuda a dormir melhor? Acompanhe.

Afinal, a natação ajuda na insônia?

Antes de dar a resposta final para essa questão, vamos falar sobre como a prática da natação impacta no nosso corpo e na nossa saúde.

A natação é um esporte realizado na água que combina diversos movimentos. Existem diversos exercícios que podem ser realizados na natação, com diferentes intensidades.

Por isso, é um exercício muito versátil que pode ser realizado por todas as faixas etárias. Como os movimentos ocorrem na água, não há impactos. Essa é uma vantagem muito grande, principalmente para quem possui algum problema nas articulações.

Com diferentes níveis de intensidade, a natação movimenta todos os músculos do corpo. Uma hora de natação pode ser o suficiente para levar os músculos a fadiga. Isso significa que enquanto nada, seus músculos ficam mais fortes e sua massa muscular aumenta.

O problema da insônia geralmente vem acompanhado de estresse e ansiedade. E agora vamos mostrar como a natação está relacionada com esses problemas e como ela pode ajudar a resolvê-los.

Mito ou verdade?

Verdade! A natação ajuda sim nos problemas de insônia e vamos explicar os motivos. Ao praticar exercícios físicos, nosso corpo libera hormônios ligados ao prazer. Não a toa o bem estar está relacionado com a prática de exercícios.

A natação ocorre dentro da água, um ambiente onde nosso corpo fica mais leve, não há impactos. Esse ambiente auxilia no relaxamento muscular, mesmo durante as práticas de exercícios, justamente por não haver grandes impactos.

A combinação ambiente relaxante e exercícios físicos são perfeitos para quem sofre de insônia. Nosso corpo trabalha bastante enquanto nada, e é só sair da piscina que você pode começar a sentir os efeitos da natação na diminuição do estresse.

Todos esses elementos auxiliam a ter uma noite de sono com mais qualidade. E assim chegamos até a resposta final: sim, a natação ajuda na insônia.

Outras vantagens da natação

Além de ajudar na insônia, a natação ainda possui muitas vantagens para quem opta por esse tipo de exercício. Se você, além da insônia, quer acabar com a rigidez muscular e se sentir mais relaxado, a natação pode ser a atividade física perfeita para você.

Confira as outras vantagens que a prática da natação pode proporcionar para sua saúde e bem estar:

  1. Fortalece a musculatura do corpo
  2. É divertida e prazerosa
  3. Melhora o sistema cardiovascular
  4. Fortalece as articulações
  5. Diminui o estresse e a ansiedade
  6. Melhora o condicionamento físico
  7. Proporciona mais disposição para o dia a dia
  8. Melhora a respiração

Vale a pena fazer natação?

Você acabou de conferir como a natação ajuda na insônia e de quebra ainda possui diversas vantagens para a saúde. O bem estar e a qualidade de vida são muito importantes, e esse esporte é um dos mais completos.

Se você procura uma academia para começar a praticar a natação, pode contar com a Pratique Fitness. Aqui temos professores especializados que estão a sua disposição. Consulte nosso site e encontre a unidade mais próxima de você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here