A qualidade de vida na terceira idade vem aumentando consideravelmente, e com isso é possível presenciar uma onda de envelhecimento saudável.

Por isso que a prática de atividades físicas, musculação e exercícios aeróbicos não devem ficar restritas somentes aos corpos jovens. Diversas doenças são evitadas pelo idoso que frequenta a academia constantemente.

Portanto, esse artigo tem como objetivo falar mais sobre a academia na terceira idade, e como o envelhecimento saudável deve ser buscado por todas as pessoas.

Envelhecimento saudável: idosos vivendo cada vez mais

De acordo com o IBGE, no ano de 2018, a expectativa de vida no Brasil subiu para 76 anos. Isso se deve à diversos hábitos saudáveis que começaram a ser implementados pelas pessoas da terceira idade.

A prática de exercícios físicos ajuda no combate de doenças como a diabetes, depressão, alzheimer, ansiedade, entre muitos outros, além de aumentar consideravelmente o bem estar de alguém.

E por serem pessoas idosas, a realização de atividades física se torna muito mais importante, já que nessa fase a saúde se torna fragilizada.

Por isso, ver que os idosos estão frequentando mais academias e espaços de atividades físicas, é um bom sinal de que o envelhecimento saudável só tende a crescer ao longo dos anos.

Vantagens da academia na terceira idade

Veja a seguir algumas das principais vantagens da academia para o idoso que busca um envelhecimento saudável:

  • Autoestima física e psicológica

A prática de exercícios físicos para pessoas da terceira idade é extremamente benéfica, tanto para o corpo, quanto para a mente.

Pessoas que frequentam a academia constantemente, além de terem mais qualidade de vida, também melhoram a sociabilidade,  já que precisam interagir com outras pessoas.

  • Tonificação dos músculos

A perda de massa muscular na terceira idade é um dos motivos que fazem a prática de exercícios ser tão importante.

Idosos que se exercitam constantemente possuem maiores chances de obterem um corpo forte e saudável, longe de doenças e imunidade baixa.

  • Impede problemas respiratórios e cardiovasculares

A prática de exercícios fortalece a capacidade respiratória e evita doenças cardiovasculares, o que é algo muito importante para quem está na terceira idade.

Idosos que praticam atividades físicas respiram melhor e raramente possuem doenças cardíacas.

  • Fortalecimento da estrutura óssea

Com a chegada da terceira idade, é muito comum que os ossos de pessoas idosas fiquem mais fragilizadas.

Por isso, aqueles que se exercitam constantemente amenizam essa perda óssea, além de evitarem a temível osteoporose.

  • Aumento da coordenação motora

Quem se exercita a todo momento possui um maior controle sobre seu corpo. Isso é vantajoso para pessoas da terceira idade, pois com a coordenação motora elevada, o risco de quedas e desequilíbrio cai bruscamente.

  • Otimização do cérebro

Exercícios físicos também são ótimos para manter um cérebro ágil e saudável, pois trabalha constantemente com as funções cognitivas.

Isso pode evitar demências, perca de memória ou até mesmo enfraquecer a terrível doença de Alzheimer.

Envelhecendo bem e com saúde

No texto acima, você conheceu mais sobre a importância da atividade física nas academias para pessoas da terceira idade, e o quanto isso influencia para um envelhecimento saudável.

A prática de exercícios é fundamental em qualquer idade, mas no caso de pessoas idosas isso se torna algo muito mais vantajoso, pois impede diversas doenças que costumam chegar nessa fase.

Por isso, é importante que esses veteranos de vida continuem indo à academia e inspirem outras pessoas que ainda não saíram do sedentarismo. Dessa maneira teremos muitos jovens sendo os idosos saudáveis de amanhã.

E então, gostou de saber mais sobre o envelhecimento saudável por meio da academia? Aproveite e leia mais textos disponíveis no blog e não deixe de digitar o seu comentário abaixo.

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