HomeAcademiaDOENÇAS CARDIOVASCULARES: PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO ATRAVÉS DO TREINO!

DOENÇAS CARDIOVASCULARES: PREVENÇÃO E REABILITAÇÃO ATRAVÉS DO TREINO!

Cuidar do coração é essencial para uma vida saudável e plena, pois ele é o centro vital do nosso organismo. Seja na prevenção de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames, ou na reabilitação após um evento cardíaco, o treinamento físico emerge como um pilar fundamental.

Através de uma abordagem personalizada e orientada, o treino não apenas fortalece o músculo cardíaco, mas também melhora a circulação sanguínea, controla a pressão arterial e promove a saúde cardiovascular como um todo.

Assim, o treinamento não é apenas uma atividade física, mas sim uma ferramenta essencial para a prevenção e reabilitação das doenças cardiovasculares, permitindo que as pessoas vivam com mais qualidade e bem-estar.

Vem pra Pratique ser feliz e saudável!
Vem pra Pratique ser feliz e saudável!

Como a atividade física previne doenças cardiovasculares?

O exercício físico ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, diminui a inflamação das artérias, auxilia na perda de peso e a manter os vasos sanguíneos abertos e flexíveis.

Quais são os exercícios mais indicados para a prevenção de doenças cardiovasculares?

Quais exercícios ajudam na prevenção de doenças cardíacas? Qualquer atividade física é positiva para o coração. Assim, é recomendada a prática de exercícios aeróbicos (caminhar, correr, pedalar, nadar), treinamentos de resistência ou força (musculação) e exercícios de alongamento.

Quais os benefícios que a atividade física traz para o coração?

Mas você sabe o que acontece especialmente com o coração quando estamos nos exercitando? Ocorre um aumento da frequência cardíaca, principalmente da pressão sistólica, ou seja, a de maior valor, que depois se recupera assim que o exercício termina. O corpo recruta maior quantidade de sangue e oxigênio nos músculos.

Pratique Fitness: O Cuidado que você merece!

Doenças cardiovasculares: prevenção e reabilitação através do treino!
Doenças cardiovasculares: prevenção e reabilitação através do treino!

Confira orientações para prevenir e reabilitar problemas cardíacos por meio do treinamento!

Prevenção de doenças cardiovasculares!

Exercício regular: Dedique pelo menos 150 minutos por semana a atividades físicas como caminhada, corrida, natação ou dança, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde. Não se esqueça do treinamento de fortalecimento muscular, que deve ocorrer pelo menos duas vezes por semana.

Treinamento de força: Fortaleça seu coração e vasos sanguíneos com treinamento de resistência, envolvendo exercícios como levantamento de peso, flexões e agachamentos.

Treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT): Experimente o HIIT, com períodos curtos de exercícios intensos intercalados com recuperação mais leve, para melhorar a capacidade aeróbica e a saúde do coração.

 Controle do peso corporal: Mantenha um peso saudável por meio de uma dieta equilibrada e exercícios regulares, pois a obesidade é um fator de risco significativo para doenças cardíacas.

Dieta saudável: Priorize alimentos nutritivos como frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis, enquanto reduz a ingestão de alimentos processados, gorduras saturadas e açúcares adicionados.

Gerenciamento do estresse: Pratique técnicas de relaxamento como meditação, yoga ou hobbies relaxantes para reduzir o estresse crônico, que pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Conheça a Pratique!
Conheça a Pratique!

Reabilitação cardiovascular!

Programa supervisionado: Junte-se a um programa de reabilitação cardiovascular supervisionado por profissionais de saúde especializados para receber orientação personalizada e apoio durante o processo de recuperação.

Exercícios aeróbicos graduais: Comece com exercícios aeróbicos leves a moderados, como caminhadas ou ciclismo estacionário, e aumente gradualmente a intensidade e a duração conforme sua tolerância.

Monitoramento da saúde cardíaca: Monitore sua frequência cardíaca e pressão arterial durante o exercício para garantir que estejam dentro de limites seguros e adequados ao seu estado de saúde.

Treinamento de força e flexibilidade: Não se esqueça de incluir exercícios de fortalecimento muscular e flexibilidade para promover a saúde geral e a função cardiovascular.

Educação e suporte contínuos: Continue aprendendo sobre hábitos saudáveis, dieta adequada e sinais de alerta de complicações cardiovasculares, mantendo-se conectado com profissionais de saúde e grupos de apoio.

Independentemente de estar focado na prevenção ou na reabilitação, consulte sempre um médico antes de iniciar qualquer programa de treinamento para garantir segurança e eficácia, adaptando-o às suas necessidades individuais. Cuidar do seu coração é uma jornada constante e gratificante rumo a uma vida longa e saudável.

Entre em contato com uma unidade Pratique e comece agora mesmo os seus treinos!

Doenças cardiovasculares: prevenção e reabilitação através do treino!
Doenças cardiovasculares: prevenção e reabilitação através do treino!

Sempre tem uma academia Pratique perto de você!

Conheça uma das nossas unidades!
Conheça uma das nossas unidades!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS