Por que a corrida é o exercício mais praticado?

Você sabia que a corrida é o exercício físico mais praticado em todo o mundo? Isso porque ela possui inúmeros benefícios para o corpo e a mente, além de uma facilidade imensa para ser praticada. Saiba mais sobre por que a corrida é o exercício mais praticado.

Correr ganha cada vez mais adeptos no Brasil. Basta olhar para as Avenidas e parques das grandes cidades para ver durante todo o dia, mas especialmente no período da manhã e da noite pessoas correndo para se exercitar.

Para que serve a corrida

Mas a prática da corrida vai muito além de moda. Ela é, sem dúvida, uma das atividades físicas mais democráticas que existem.

Isso porque para correr basta sair para um local agradável e possuir um tênis adequado.

Não é necessário investimento algum para a prática da corrida, exatamente por isso, mesmo nos países e locais mais pobres, a corrida é praticada como principal exercício físico.

Mas correr também promove uma série de benefícios ao corpo e à mente. Entre os principais está a alta liberação de endorfina, que é responsável pela sensação de prazer após a realização de exercícios físicos intensos.

A corrida é considerada um tipo de atividade física intensa com alto poder aeróbico, por isso correr por cerca de meia hora todos os dias já pode contribuir significativamente para a saúde de quem pratica esse tipo de atividade.

Entre os principais benefícios da corrida, podemos apontar:

  • Melhora significativa do condicionamento físico

Correr melhora em pouco tempo o condicionamento do corpo. Quem pratica corrida conseguem perceber em algumas semanas que já não se cansa tanto ao subir escadas, por exemplo.

Embora o começo para os corredores não seja fácil, já que o corpo não está acostumado e o cansaço chega rápido, a evolução é muito rápida.

  • Queima calorias

Sendo uma atividade física de alto poder aeróbico, a corrida é capaz de queimar uma alta quantidade de calorias em alguns minutos de treino. Correr pode significar a queima de cerca de 500 calorias por hora e até mais, dependendo do ritmo do exercício e do metabolismo de quem pratica a atividade.

  • Alivia sintomas de stress

A corrida é um dos exercícios preferidos por quem apresenta sintomas de stress, ansiedade patológica e depressão. Isso ocorre pela liberação de endorfina, que é capaz de proporcionar a sensação de felicidade durante e após as corridas.

Mas a corrida ainda ajuda a aliviar o cansaço da rotina, já que, em geral as pessoas saem para ambientes mais arejados e descansam do trabalho e das atividades diárias quando correm.

  • Aumenta capacidade cardiorrespiratória

A melhora da capacidade cardiorrespiratória pode ser percebida já nas primeiras semanas de prática da corrida. Isso ocorre porque pulmão e coração funcionam melhor quanto mais são exercitados.

Se o corpo está acostumado ao sedentarismo, terá dificuldades em funcionar em situações de maior esforço físico. Por isso a melhora cardiorrespiratória é importante e pode apresentar menor risco de doenças cardíacas e contribuir para a qualidade de vida como um todo.

Como praticar corrida?

A corrida pode ser praticada de forma individual, mas também existem equipes especializadas em treinos. Quando você ingressa em uma equipe, geralmente todo exercício para facilitar o exercício físico durante as corridas também é realizado em grupos, como musculação para as pernas, por exemplo.

Uma outra ótima alternativa é procurar uma Academia e contar com a orientação de profissionais habilitados que podem auxiliar na prática de atividades que contribuem imensamente com as corridas.

Se você é da região de Belo Horizonte, busque uma das unidades da Pratique Fitness e comece a correr com qualidade hoje mesmo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here