Descubra como os exercícios físicos melhoram suas habilidades motoras

0
2363

Dentre os inúmeros benefícios da prática de exercícios físicos se encontra o desenvolvimento de uma melhor habilidade motora. As atividades físicas envolvem uma série de movimentos e esforços que acionam diferentes partes do corpo simultaneamente, fazendo com que ele precise se adaptar para gerar as respostas necessárias. Nada disso passa despercebido pelo organismo. Descubra mais sobre o assunto a seguir!

Conhecendo um pouco mais sobre as habilidades motoras

Parece óbvio, mas, na realidade, as habilidades motoras envolvem um conjunto complexo de capacidades do corpo humano, que exercem diferentes funções em atividades cotidianas ou mais específicas, como é o caso dos exercícios físicos. Dentre as habilidades motoras, a coordenação é um dos atributos mais importantes, e ela é conhecida por dois grupos de movimentos que a classificam em coordenação grossa e fina.

A prática da maioria dos esportes e atividades físicas envolve mais o desenvolvimento da coordenação grossa, que trabalha um grupo maior de músculos. Associado à coordenação, o equilíbrio é outra habilidade corporal importante a ser desenvolvida e é influenciado pela força muscular. A flexibilidade determina a extensão e realização dos movimentos e, tudo isso, para ser concretizado, demanda da atividade cerebral, neuronal e fisiológica.

Algumas pessoas pensam que apenas na infância se desenvolve essas habilidades, então, se você não correu para ter uma ótima inteligência corporal, já era! Isso não é um fato. É verdade que na infância se desenvolve essas e outras habilidades com mais facilidade, mas é perfeitamente possível recuperar o tempo perdido.

Como os exercícios físicos melhoram as habilidades motoras?

Principalmente quem já tentou praticar um esporte ou outra atividade física é capaz de entender a importância de desenvolver melhor as habilidades motoras. Sem que elas estejam afiadas, alguns movimentos ou posições parecem basicamente impossíveis! Contudo, se esse não é o seu caso, tente pensar em situações do cotidiano em que teve alguma dificuldade nesse sentido, com certeza encontrará várias situações. Um inocente tropeço na rua que acontece com certa frequência pode ser um sinal que suas habilidades motoras vão mal…

A prática de exercícios físicos auxilia no desenvolvimento e manutenção dessas habilidades, principalmente na coordenação grossa, equilíbrio e flexibilidade. Como? A partir do trabalho cotidiano do corpo! Não há outro jeito, é preciso ter disciplina e adotar as atividades físicas como uma rotina. Já percebeu, por exemplo, como você era capaz de fazer certas posições ou movimentos na infância que hoje não consegue mais? Pois é, funciona assim. Não pode deixar o corpo enferrujar e quanto mais se desafia os limites, mais se ampliam as habilidades.

Alguns exercícios físicos e seus efeitos para as habilidades motoras

Pode-se afirmar, sem receios, que toda atividade física trabalha as habilidades motoras e gera benefícios para elas. No entanto, isso não quer dizer que não existam meios de tornar esse desenvolvimento mais direcionado. Veja a seguir alguns exercícios que auxiliam nesse sentido:

1. Exercícios Pliométricos

São atividades físicas que envolvem corridas com diferentes formatos de pista, terrenos e obstáculos, que estimulam o praticante a desenvolver a percepção corporal em relação ao ambiente, a fim de oferecer respostas mais efetivas, isto é, desenvolvem a coordenação motora grossa. Se você parar para pensar, isso também vai ter efeitos interessantes para a memória e inteligência espacial.

2. Exercícios de Força

Como foi mencionado antes, a força muscular influencia na capacidade em se equilibrar. Por que? Porque os músculos mais fortalecidos são capazes de acomodar melhor os ossos e oferecer uma base mais sólida para as articulações. Nem é preciso dizer que disso vem outros benefícios em longo prazo, certo?

3. Exercícios de equilíbrio

Como o próprio nome indica, esses exercícios são voltados a desenvolver a habilidade motora de se equilibrar. Eles são fundamentais para a própria prática de exercícios na realização efetiva de certos movimentos e distribuição de peso do corpo. Essa capacidade não apenas é útil para as mais diversas funções cotidianas, como também auxilia na redução de dores e desconfortos por um uso mais inteligente da energia corporal.

É importante lembrar que toda atividade física tem resultados mais seguros e efetivos quando bem orientada por um profissional, principalmente nos casos em que elas envolvem a associação com alguma questão ou o desejo de se destacar em determinada habilidade. O treino personalizado é uma ótimo alternativa nessas situações. Saiba mais no artigo: As vantagens do treino personalizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here