HomeAconteceuDicas para evitar e aliviar a dor no joelho nos treinos

Dicas para evitar e aliviar a dor no joelho nos treinos

A dor no joelho pode aparecer em qualquer pessoa que pratica exercícios físicos, desde iniciantes até em atletas. Suas causas podem ser as mais diversas, mas, as mais comuns são: a falta de alongamento adequado, desequilíbrio muscular, excessos realizados no treino causando alto impacto ou sobrecarga nos joelhos, posturas incorretas ou, até mesmo, doenças que se manifestam com o esforço das articulações.

Em qualquer dos casos, a presença dessas dores não deve ser um desmotivador para a prática de atividades físicas, mas um alerta para modificar o seu modo de realização ou buscar alternativas complementares que permitam a continuidade dos treinos. Aqui, falaremos sobre algumas dessas possibilidades.

Como prevenir a dor no joelho durante os treinos

A prevenção é sempre o melhor remédio para lidar com a maioria dos problemas. Como mencionamos, e você poderá identificar, grande parte dos causadores da dor no joelho são posturas e hábitos incorretos durante os exercícios. Dessa forma, sua prevenção diz respeito à correção dessas questões, sendo, algumas delas:

– Fazer os alongamentos adequados para cada tipo de exercício, antes e depois de sua realização;

– Corrigir posturas inadequadas, por exemplo, durante agachamentos e levantamento de cargas;

– Praticar exercícios de musculação específicos para fortalecer os músculos que sustentam os joelhos;

– Não exagerar! Conheça seus limites e respeite seu ritmo para uma evolução gradual;

– Use o calçado adequado para a sua pisada e o tipo de atividade física que pratica;

– Não use aparelhos protetores de joelho sem indicação médica.

Como tratar da dor no joelho e amenizar seus incômodos

Bom, supomos que se você chegou até aqui, provavelmente já está sofrendo com algumas dores… Tudo bem, isso tem solução. O ideal é você saber qual o motivo dessa dor, procurando a orientação de um médico ortopedista e, se necessário, buscar acompanhamento com um fisioterapeuta. Mas, se o seu caso não for tão grave, você poderá tomar as seguintes medidas:

Faça uma massagem calmante

Você pode utilizar uma loção relaxante, aquelas que geralmente esquentam um pouquinho quando você massageia, passar no local da dor e: massagear! Se quiser potencializar o efeito, basta colocar um plástico filme sobre a loção, é só ser cuidadoso para não exagerar e acabar ferindo a pele.

Tome um anti-inflamatório

O uso de anti-inflamatórios poderá contribuir para a redução da dor até que ela passe, quando o caso não for grave. Portanto, utilize-os, mas fique atento para as ações de prevenção, pois essa medida é temporária. Além disso, prefira aqueles remédios que não comprometem o seu estômago.

É importante lembrar que os exercícios de fortalecimento dos joelhos funcionam tanto como prevenção quanto como tratamento para as dores. Portanto, se você estiver sofrendo com isso, converse com o seu instrutor para que ele te indique os melhores.

Se o seu caso for um pouco mais grave, talvez seja interessante você mudar o tipo de treino realizado. Por exemplo, as atividades praticadas na água amenizam o impacto sobre as articulações, e poderão ser uma ótima alternativa enquanto você se recupera ou, quem sabe, elas até se tornem a sua nova meta.

O importante mesmo é não ficar parado! E se quiser garantir isso, escolha uma academia que se preocupa com a sua saúde e bem-estar tanto quanto te oferece suporte para a boa forma: como a Academia Pratique Fitness.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS