As vantagens dos exercícios físicos para os músculos e ossos

6
20172

Muito se fala sobre os benefícios da atividade física para a boa forma e a saúde, com foco em aspectos estéticos ou em doenças relacionadas ao acúmulo de gordura e suas consequências. Contudo, os benefícios de trabalhar o corpo vão muito além disso e podem surpreender.

Esse é o caso das vantagens que praticar exercícios oferece para a saúde dos músculos e ossos. A prática é indicada, inclusive, para quem tem doenças relacionadas a essas questões e que apresentam dor, como dores no pescoço, na coluna, nos membros, osteoporose e fibromialgia.

Por sentirem dor ao realizarem movimentos, muitos dos que sofrem com esses incômodos acreditam que o repouso é a solução. Isso não é verdade! A prática de atividades físicas é positiva e recomendada como parte do tratamento dessas doenças ou incômodos semelhantes. Entenda porquê.

Como praticar exercícios ajuda a combater problemas nos músculos e ossos?

Exercitar-se traz como um dos benefícios para os músculos e ossos o fortalecimento da musculatura, que resulta em maior sustentação dos ossos e podem aumentar a lubrificação das cartilagens, melhorando o desempenho das articulações e, consequentemente, reduzindo esse tipo de dor.

Deve-se considerar, também, que toda modalidade de treino físico envolve algum momento de alongamento e relaxamento da musculatura, o que faz com que tensões localizadas sejam amenizadas. Além disso, as atividades físicas têm impacto neurológico, fazendo com que o corpo aumente a produção de endorfina. Esse aumento faz com que a percepção da dor seja reduzida e, de brinde, você também melhorara o seu humor.

Atividades cotidianas serão beneficiadas, pois o hábito de movimentar o corpo corretamente e de forma periódica trará aumento da elasticidade, resistência, volume e potência dos músculos, harmonizando o sistema locomotor. Você perceberá diferenças, por exemplo, em sua postura e equilíbrio corporal.

Atividades físicas retardam o envelhecimento dos ossos

O tecido ósseo funciona em constante renovação, alternando períodos de crescimento, mineralização, destruição e desmineralização. A tendência é que com o tempo predominem os processos de destruição e desmineralização, fazendo com que a ossatura enfraqueça.

A prática regular de atividades físicas auxilia na manutenção e desenvolvimento dos ossos, pois diante da submissão deles à cargas e pressões dos músculos, ocorre o aumento do depósito de minerais. Esse processo, claramente, ameniza o processo de desmineralização e contribui para prevenção de dores, fraqueza e fraturas.

É claro que, ainda com todos esses benefícios, quem não está apenas sofrendo com uma dor que pode ter origem no sedentarismo e no estresse, deve ter cuidado com o tipo de exercícios que irá praticar. Quem está parado há muito tempo deve começar com calma e, de preferência, procurar orientação de um médico para conhecer os seus limites.

Pessoas que apresentam questões mais graves nas articulações e ossatura devem preferir exercícios praticados na água, pois ela reduz o impacto dos movimentos e potencializa a força necessária para realizá-los, o que é uma ótima combinação nesse caso.

Agora você sabe que pode e deve fazer exercícios físicos para fortalecer seus músculos e ossos, só não pode é ficar parado! Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here