HomeAcademiaSaiba os 3 exercícios físicos que trabalham seu corpo e mente

Saiba os 3 exercícios físicos que trabalham seu corpo e mente

Quando estamos em busca de um exercício físico para trabalhar o corpo e a mente, atividades com foco em alongamento e respiração, como o pilates e o yoga são as primeiras sugestões que encontramos. Contudo, será que apenas essas atividades são uma opção para isso? A resposta é não. Felizmente! Afinal, nem todo mundo tem afinidade com as mesmas modalidades de academia, certo?

Isso não quer dizer que as pessoas que preferem outros exercícios, que não o yoga ou o pilates, não possam se beneficiar dos treinos nos níveis fisiológico e mental. Como princípio, devido à liberação de endorfina pelo corpo, todos os exercícios físicos já trazem benefícios tanto para a mente quanto para o corpo, e o resto é detalhe. Quer saber os detalhes? Vamos conversar! Veja a seguir como alguns exercícios físicos ajudam a trabalhar o corpo e a mente:

Natação para aliviar a cabeça cheia

Temos certeza que já conhece ou ouviu falar sobre os benefícios da natação para o corpo. O que muitos não sabem é que essa atividade é uma fortíssima aliada no combate ao estresse, ansiedade, pânico e outros problemas que tem origem na “cabeça cheia”. Isso porque ela exige uma profunda concentração no corpo e na respiração para a sincronização dos movimentos durante o ato de nadar, fazendo com que outros assuntos sejam esquecidos.

Além disso, o trabalho inevitável com a respiração que a natação exige tem efeitos semelhantes aos exercícios de alongamento, que também trabalham essa questão, isto é, o relaxamento e a consciência corporal. O fato de a natação ser realizada na água também faz uma tremenda diferença, pois permite maior sensação de liberdade ao mesmo tempo em que demanda mais do corpo para se movimentar na densidade da água, deixando-o fisicamente cansado o suficiente para que você durma melhor.

Exercícios físicos na água para vencer os limites

Muito do que falamos sobre a natação continua valendo aqui. Mas, vamos combinar: natação é incrível, mas nem todo mundo dá conta. Sim, apesar de todos os benefícios, ela exige muito do corpo e também preparo físico. Então, quem não está podendo com a natação, não vai poder usufruir dos benefícios da prática de exercícios na água? Claro que pode! Para isso temos outras opções, como a hidroginástica ou a hidrolight.

Modalidades como essas cabem todo mundo! São ótimas aliadas em processos terapêuticos como a fisioterapia, para pessoas que sofreram lesões e também são uma solução perfeita para quem está lidando com as transformações corporais da maturidade, além de gestantes e pessoas que estão começando os trabalhos para vencer a obesidade.

Os exercícios físicos na água reduzem a percepção do peso, consequentemente, diminuem a sensação de fadiga, a transpiração e diminuem os impactos sobre as articulações. É a desculpa que você precisava para sacudir a poeira e dizer: “sim, eu posso ter uma vida saudável, e lá vou eu!”.

Lutas para “esfriar a cabeça”, desenvolver disciplina e equilíbrio emocional

Parece contraditório, mas os “esquentadinhos” são os que mais podem se beneficiar das lutas. Pessoas que não vão ter muita paciência com exercícios individuais ou sistemáticos, vão encontrar um prato cheio na prática de lutas como boxe, muay thai e jiu-jitsu. Por que? Primeiramente, porque vão ter um espaço adequado para canalizar o stress e transformá-lo em algo positivo.

Depois, porque irão trabalhá-la de uma forma racional a partir do treino da luta, uma vez que os movimentos, seus nomes, seus sentidos, oferecem a possibilidade de uma aproximação entre mente e corpo no trabalho com as energias excessivas que, não encontrando saída na rotina comum, podem resultar na agressividade.

A disciplina e concentração para a elaboração de vários movimentos em conjunto, associada à consciência do outro, que é o adversário, além de potencializarem esse trabalho emocional, ajudam também a desenvolver a memória, a coordenação e a autoestima, tanto a partir do resultado dos treinos, quanto a partir do tipo diferente de socialização que se desenvolve no “embate saudável”. Mais paciência e tolerância com a vida podem ser efeitos colaterais.

Quer mais? Pois então, neste texto ficaremos por aqui, mas agora você já sabe que todo exercício físico tem a sua maneira de auxiliar no trabalho do corpo e da mente. Além desses que citamos, você também pode ser feliz nas danças, ginástica, musculação e exercícios aeróbicos. Qual a sua opção preferida?

Seja ela qual for, a Academia Pratique tem! Conheça a nossa academia e faça a sua escolha para ter uma mente e um corpo mais saudáveis! Entre em contato!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS