Como fazer treino musculação para gestantes?

0
57
Como fazer treino musculação para gestantes?

Você sabe como fazer treino de musculação para gestantes? De acordo com a maioria dos especialistas, levantar pesos é uma ótima maneira de manter-se em forma durante a gravidez.

Contanto que você fique dentro de certos limites e receba o aval de seu médico, o exercício durante a gravidez, incluindo o treinamento com pesos, traz muitos benefícios.

O treinamento de força não só ajuda você a ficar mentalmente forte, mas também pode melhorar a resistência física à medida que seu corpo muda mês a mês. Assim, saiba como fazer exercícios de academia durante a gestação:

Como fazer treino musculação para gestantes?

Como fazer treino musculação para gestantes sem risco

Algumas pesquisas indicam que as mulheres que se exercitam regularmente são menos propensas a desenvolver diabetes gestacional e, em média, têm menor constipação e menos inchaço nas extremidades.

Além disso, o exercício pré-natal pode ajudar ainda a manter a massa muscular e os níveis gerais de condicionamento físico.

No entanto, todas as mulheres grávidas, independentemente de levantar ou não pesos, correm um risco maior de lesão musculoesquelética.

Isso ocorre porque a placenta produz um hormônio chamado relaxina, que relaxa as articulações do corpo.

Isso é crítico, já que a pélvis precisa se expandir para acomodar o útero e o bebê em crescimento e permitir que ele passe pelo canal durante o parto.

Isso significa que as mulheres grávidas estão simplesmente em maior risco de entorses, tensões e lesões.

Além disso, elevar repetidamente quantidades excessivas de peso desvia o fluxo sanguíneo importante do útero para os músculos esqueléticos ativos, o que pode resultar na privação do bebê de oxigênio e nutrientes.

Então, como fazer treino musculação para gestantes? O levantamento de peso é completamente seguro durante a gravidez, desde que seja feito com moderação e adaptações necessárias.

Posição durante musculação

Se você pretende começar na academia e quer saber como fazer treino musculação para gestantes, saiba que a maioria dos exercícios provavelmente serão adaptados.

Após o primeiro trimestre é recomendado que se evite qualquer posição de decúbito ventral (postura no estômago para baixo).

E ficar deitada de costas durante o segundo e terceiro trimestre é problemático por causa de uma veia importante, chamada de veia cava, que transporta sangue desoxigenado para o coração.

Esse cuidado é importante porque o peso do útero pode pressionar essa veia e interferir no fluxo sanguíneo para o bebê.

Então como fazer treino musculação para gestantes? Basta modificar com posições sentadas, verticais ou inclinadas.

As mudanças no corpo da mulher significam que o centro de gravidade se desloca para a frente e há uma frouxidão ligamentar devido a alterações hormonais.

Portanto, qualquer exercício que tenciona a região lombar deve ser limitado ou modificado.

Finalmente, evitar coisas como saltos em caixa ou que demandem equilíbrio desse tipo para evitar lesões e limitar a compressão ao redor da barriga.

Respeite seus limites

Se você levantar pesos quando estiver grávida, é preciso estar alerta com o exercício em demasia, até o ponto de falta de ar, a fim de garantir que você e o bebê recebam oxigênio suficiente.

Você precisa garantir que você não prenda a respiração. Isso pode aumentar sua pressão arterial e pressão intra-abdominal, potencialmente menor oxigênio para o bebê.

Não tem certeza se você está exagerando? Se você pode manter uma conversa casual sem ficar ofegante, então a intensidade está satisfatória. Se sentir algum desconforto pare, beba alguma água e não insista.

Sempre tenha o acompanhamento e alguém especializado para lhe orientar em como fazer treino musculação para gestantes. Afinal, a sua saúde e segurança devem sempre vir em primeiro lugar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here