HomeMusculaçãoCuidados na musculação para gestantes

Cuidados na musculação para gestantes

Mesmo em 2019, muitos ainda agem como se a gravidez fosse praticamente impossível de ser conciliada com a academia e exercícios físicos. Entretanto, com os cuidados na musculação para gestantes, não há o que temer.

Sabe-se que a pratica de atividade física faz bem, pode ajudar na hora do parto e trazer maior qualidade de vida durante a gestação.

De fato, muitas mamães querem fazer exercícios de academia o máximo possível quando estão grávidas e querem fazê-lo com segurança. Por isso, veja algumas dicas de cuidados na musculação para gestantes:

Cuidados na musculação para gestantes

Cuidados na musculação para gestantes – como fazer exercícios seguros

Mesmo que as pessoas grávidas não sejam tão frágeis, elas estão passando por uma fase vulnerável.

E, embora o nascimento prematuro e similares não pareçam vinculados ao levantamento de peso, há alguns problemas importantes com os quais tanto obstetras quanto treinadores se preocupam:

  • Aumento risco acidentes

Qualquer atividade em que você possa cair ou um peso possa atingir sua barriga é desaconselhável.

Você também deve tomar cuidado para não forçar o corpo de maneiras que antes não eram um problema.

Se um atleta está fazendo exercícios, pode estar acostumado a prender a respiração em determinados momentos, por exemplo.

Mas quando você está grávida, isso aumenta a pressão intra-abdominal, não apenas na linha média, mas também no assoalho pélvico.

Essa pressão extra pode levar a um prolapso de órgão pélvico ou diástase reti (onde os músculos abdominais esquerdo e direito se separam).

Por isso, os cuidados na musculação para gestantes são necessários para minimizar esse risco.

  • Intensidade

Treinar em um nível muito alto também pode interferir no suprimento de oxigênio fetal à medida que o sangue é desviado para os músculos ativos.

A maioria dos atletas amadores não é capaz de monitorar seus níveis de oxigênio no sangue durante o exercício.

Portanto, a regra geral é que você ainda deve ser capaz de falar – talvez não com facilidade, mas dizer frases completas – enquanto treina.

Há também uma certa preocupação com o hormônio relaxina, que relaxa as articulações para ajudar no processo de parto.

Historicamente, é considerado um motivo para as pessoas grávidas terem cuidado para não sobrecarregar suas articulações, pois elas estarão mais flexíveis do que o normal.

Benefícios da musculação na gravidez e Cuidados na musculação para gestantes

Você pode certamente começar a se exercitar e levantar pesos leves, mas você não deve, de repente, começar a pegar cargas elevadas.

Mas vamos supor que você é uma pessoa que sempre foi ativa e quer continuar. Há maneiras de prosseguir em segurança e, mais importante, há boas razões para isso.

Vários artigos de revisão sobre o tema apontam que um benefício do exercício durante a gravidez, muitas vezes negligenciado é a melhora da saúde mental. O exercício libera substâncias que ajudam a relaxar e promovem o bem-estar.

Além disso, a atividade física ajuda a manter o peso sob controle. A obesidade materna tem aumentado nas últimas décadas.

Cuidados na musculação para gestantes

Isso pode estar impulsionando o aumento de complicações como pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional e diabetes mellitus gestacional.

A atividade física durante a gravidez reduz todas as chances de todas essas condições

De fato, estudos sugerem que fortalecer músculos, especialmente nas costas, poderia ajudar a reduzir a dor à medida que sua barriga cresce.

Não estamos falando apenas de uma gravidez saudável, estamos falando de exercícios físicos e funcionais a longo prazo, desde que observado os cuidados na musculação para gestantes.

Ter alguém com experiência ou idealmente certificado em treinar atletas grávidas pode ajudar você a determinar o que é seguro e saudável para você.

Se doer, pare a atividade e não continue, especialmente se estiver treinando com pesos. Com estes cuidados na musculação para gestantes você pode colher os benefícios da prática e minimizar os riscos!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS