Poucas pessoas sabem que a musculação pode ajudar na retenção de líquido – um dos principais fatores de ganho de peso.

Há muitas razões para acontecer a retenção de líquidos, mas normalmente pode ser associada a diferentes motivos, como gravidez, menopausa, cirrose, insuficiência cardíaca ou vida sedentária e entre outros.

Em termos gerais, essa condição consiste em um inchaço que ocorre em diferentes partes do corpo, como os tornozelos, braços, pernas, abdômen e pulsos.

Dessa forma, a dúvida que mais frequente é como que a musculação está ligada a retenção de líquido e pode ajudá-la, então, continue lendo este artigo e entenda!

Evitando a retenção de líquido por meio da musculação

A prática de exercício físico é uma das melhores dicas e hábitos recomendados para evitar a retenção de líquidos, além de melhorar a condição do corpo em geral. E a musculação não fica de fora dessa.

O mais importante é realizar uma atividade física que seja do gosto da pessoa que sofre com essa condição para que ela consiga estar disposta a realizar os exercícios e curar a retenção de líquido.

Também, é preciso manter uma constância, na prática, de pelo menos 30 minutos de atividade física durante 3 dias na semana.

Além disso, é importante lembrar que a retenção de líquidos pode ocorrer por uma vida sedentária, portanto, um exercício físico como a musculação é uma boa solução.

Reduza a retenção de líquidos por meio de uma alimentação saudável

Assim como os exercícios físicos, a alimentação é outra forma de se livrar do excesso de líquidos no corpo. Muitas vezes, basta integrar esses alimentos à dieta por alguns dias para começar a obter melhorias.

Tendo isso em mente, é muito importante saber que embora pareça contraditório, para eliminar os líquidos é muito importante beber bastante líquido.

A razão para isso é que o corpo não consegue funcionar corretamente se não tiver água suficiente.

Uma pessoa que não ingere a quantidade de água necessária para o corpo, ele tende a acumular toda a água consumida para reverter a situação de emergência.

Quando fornecida a água necessária, o corpo se livrará do excesso de água mais rapidamente.

Portanto, os alimentos mais recomendados são os naturais ricos em água e potássio, como o pepino, melão, abacaxi, morango e aspargos.

Além desses alimentos, a cebola, o alho, a cenoura, o abacate, batata e até o arroz contribui para reduzir a retenção de líquidos. Entenda mais sobre a retenção de líquidos nos seres humanos.

Por que temos retenção de líquidos?

Muitos hábitos das pessoas favorecem a retenção de líquidos, como a vida sedentária ou comer muita comida salgada. Portanto, para evitar esse problema siga as seguintes recomendações:

  • Beba um litro e meio de água natural por dia.
  • Reduza a ingestão de sal.
  • Verifique os rótulos: evite produtos que inclui glutamato monossódico, pois é uma das formas do sal que causa mais retenção de líquidos.

Sabendo disso, a melhor coisa para se fazer que ajuda a evitar a retenção de líquidos é a musculação, pois ela ajuda a ativar a circulação sanguínea, estimular o sistema linfático, fortalecer os músculos e muitos benefícios para a saúde!

Porém, ao confiar na musculação para solucionar a retenção de líquidos é preciso contar com uma academia de qualidade e que tenha treinadores especializados para ajudar qualquer pessoa que precise na hora de realizar um exercício.

Assim, na Academia Pratique Fitness é possível encontrar essas características, além de um bom preço para o verão e muita qualidade no local.

Ao entender sobre a relação da musculação, seus benefícios e a retenção de líquido, procure mudar seus hábitos para melhorar a saúde!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here