Quando o assunto é exercício físico muitas dúvidas surgem à cabeça, incluindo qual exercício é melhor: caminhada ou esteira. Em resumo, ambos são a mesma atividade física, mas será que existe alguma diferença efetiva entre as duas?

Antes de começar a praticar exercícios físicos é importante (1) saber qual é o seu objetivo (2) conhecer quais são os focos de cada atividade. Dessa maneira é possível alinhar os seus propósitos com a vida fitness.

Todos os exercícios físicos, sem exceção, fazem bem à saúde física, mental e emocional. Mas cada um deles possui as suas próprias particularidades, então é importante estudar e conhecer sobre eles.

Caminhada ou esteira: qual traz mais resultado?

Primeiramente, para dizer se caminhada ou esteira é melhor é preciso entender que isso é muito particular e depende do objetivo de cada um. Os resultados podem ser, sim, um pouco diferentes:

  • Esteira

A esteira é um equipamento onde a pessoa corre no lugar e controla a sua intensidade. É interessante porque é possível ir de ritmos mais tranquilos aos ritmos bem frenéticos.

É uma opção interessante para quem gosta de correr a altas velocidades. Outro ponto positivo é que o equipamento controla o tempo, batimentos cardíacos e estima as calorias perdidas.

  • Caminhada

A caminhada também pode ser feita em altas velocidades, mas como ela é feita na rua pode ser perigoso e também pode haver alguns “obstáculos” como sinais, carros na rua, pessoas, etc.

O lado bom da caminhada é a dinâmica do local. Na academia o tempo parece que demora a passar, porque você está sempre no mesmo lugar. Na rua você se depara com paisagens, pessoas e situações.

Para quem tem por maior objetivo espairecer a mente, talvez essa seja a melhor opção.

Sobre os resultados, talvez a caminhada na rua seja um pouco menos eficiente pela questão de obstáculos que fazem parar a corrida. Entretanto, se ela for feita em um parque com pista, a experiência traz grandes resultados.

Caminhada ou esteira são ótimos exercícios, mas alterne com outras atividades

Caminhada ou esteira trazem diversos benéficos a saúde, mas é muito interessante que elas sejam realizadas concomitantemente com outras atividades, como musculação.

Isso porque a musculação trabalha o corpo todo e fortalece os músculos. Quem tem por maior objetivo emagrecer, fazer musculação também é importante para que a perda de peso não gere flacidez.

Quem optar pela esteira pode fazer alguns minutos de aeróbica e depois partir para algumas séries de musculação. É possível intercalar entre caminhada, ou esteira e musculação em dias diferentes.

Mas, como dito logo no início, tudo depende do objetivo de cada pessoa. Se o intuito for definir o corpo, mas sem ganhar massa, talvez os exercícios aeróbicos possam ser combinados com aulas de funcional.

De qualquer forma, um bom profissional saberá direcionar o aluno para o melhor tipo de treino.

Alimente-se bem sempre!

A prática de exercício físico vai muito além de emagrecer para tentar entrar em um padrão estético, é uma questão de saúde. Para complementar essa mudança de hábitos é essencial que haja uma alimentação saudável.

E, obviamente, esse é um passo importantíssimo para a perda de peso também.

E, atenção: alimentação saudável não é dieta. É investir em alimentos saudáveis, naturais, frescos, com baixos índices de gordura, sem conservantes e que não sejam industrializados.

É claro que nem alimentos frescos e naturais devem ser consumidos em excesso. Tudo deve ser na medida, pois até os alimentos saudáveis possuem os seus limites.

Agregue uma boa alimentação à sua rotina de caminhada ou esteira e veja os resultados aparecem rapidamente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here