Aula de zumba idosos

0
115

A aula de zumba idosos tem se tornado sensação nas academias. A aula de dança para pessoas mais velhas veio para nos mostrar que já foi a época em que os idosos ficavam reclusos dentro de casa. Hoje em dia, eles estão dispostos a aproveitar a melhor idade com qualidade de vida focada nos exercícios.

E engana-se quem acha que a zumba é um exercício muito intenso para eles. Eles dão aula do que é ter resistência em uma atividade. Além do mais, a prática de realizar exercícios em grupo é extremamente prazerosa para eles, os livra da solidão, os proporciona boas risadas e amizades.

Então, leia o artigo, e entenda mais sobre a zumba para os idosos, como funciona e os benefícios, confira.

Benefícios da aula de zumba idosos

É muito equivocado querer poupar a 3° idade das atividades físicas. A aula de zumba idosos oferece alegria e prazer para quem pratica.

Quando se chaga na terceira idade, a preocupação com a saúde aumenta. Existe a luta contra o ganho de peso, doenças do coração, falta de equilíbrio e lesões comuns do dia a dia.

Por isso, a aula de zumba idosos, é muito bem-vinda nessa idade. Se encaixa na categoria de treinamento e resistência, que mantém o coração, pressão arterial e o sistema circulatório na linha. Veja alguns outros benefícios:

  • Ao final da aula, o idoso se sentirá revigorado e com bom humor, pois o estresse já foi embora, junto com as calorias;

  • É possível perder cerca de 600 a 1000 calorias em aulas de 40 minutos a 1 hora, devido ao fato de suar muito;

  • Vai ganhar força e irá tonificar os músculos;

  • Terá a melhoria da coordenação motora e mobilidade do corpo.

A aula de zumba acompanha o ritmo deles

O conceito da aula de zumba idosos propõem uma aula acessível, pois é feito adaptações de alguns movimentos. O condicionamento do idoso não irá interferir, as aulas são no ritmo deles.

O objetivo das aulas para os idosos, é faze-los mexer um pouco mais, mesmo que não consigam fazer os paços com perfeição.

O que torna tudo isso mais especial e adequado para eles, é que pode ter músicas das épocas deles, fazendo com que se sintam à vontade com a aula de zumba.

Alguns cuidados essenciais

Antes de começar a praticar as aulas de zumba, é indicado que o idoso consulte um médico, para evitar lesões e outros possíveis problemas.

É preciso avaliar a pressão arterial, ritmo cardíaco e estrutura articular do corpo. O ritmo do nível deve estar de acordo com o estado de saúde.

Esses cuidados, geralmente, são oferecidos pelas academias responsáveis pelas aulas.

As aulas de zumba na 3° idade pode mudar vidas

A maioria dos idosos que passam a frequentar as aulas de zumba, têm o humor completamente mudado. A solidão e a depressão são as principais inimigas dessa idade.

As aulas de zumba funcionam como um remédio preventivo natural. É um lugar de novas oportunidades, relacionamentos, aumento de autoestima e autonomia.

A confiança é aliada nas aulas de zumba para os idosos

É comum sentirem dificuldade nas primeiras aulas, muitos não têm paciência com a própria dificuldade inicial e sentem vergonha, pois não entendem que a limitação devido a idade, é normal.

Por isso, é preciso que se crie uma relação de confiança entre alunos e professor, baseado no aumento de autoestima e paciência um com o outro. Com um tempo, eles vão se adaptando, aprendendo e desenvolvendo nos paços.

Agora você está por dentro da aula de zumba idosos, gostou da modalidade? Então comente o que achou e compartilhe com os amigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here