HomeAcademia Pratique FitnessTaekwondo esporte olímpico

Taekwondo esporte olímpico

O taekwondo esporte olímpico é uma modalidade estilizada que foi inserida como uma das lutas marciais na olímpiada no ano de 2000. Estilizada pois a arte marcial tem um histórico de cerca de 1000 anos e foi oficialmente difundida a pelo menos, 60 anos.

O taekwondo é de origem coreana. Ele chegou a ser proibido durante o século 19, mas na década de 50, o general Choi Hang-hi consegui com êxito, popularizar a modalidade.

Ou seja, aconteceram transições e adaptações, até chegarmos nos dias de hoje. No Brasil, os melhores representantes do taekwondo nas olímpiadas estão distribuídos entre mulheres homens e. Entenda mais sobre esta arte marcial nas olímpiadas.

Entenda mais sobre o taekwondo esporte olímpico

No taekwondo esporte olímpico não são usados objetos, somente o próprio corpo. Porém, alguns acessórios, como capacetes e protetores bucais que são essenciais para garantir a integridade física dos oponentes.

É uma forma de luta que prioriza a execução de pontapés sobre o uso dos punhos. A entidade do âmbito global responsável pela organização e fiscalização de grandes eventos e da manutenção das regras é a Federação International de Taekwondo.

O taekwondo tem faixas como no judô?

O taekwondo esporte olímpico sim. O desempenho de um lutador é medido e indicado de acordo com um sistema de cores de faixas usadas na vestimenta.

Este sistema é dividido de duas formas diferentes, GUBS e DANS. As graduações de faixas GUBS se tratam de uma sequência de cores e combinações de cores, já as graduações de faixar DANS, constituem variações da faixa preta.

A ordem crescente das faixas GUBS segue a seguinte ordem, confira:

  • Branca;

  • Branca com ponta amarela;

  • Amarela;

  • Amarela com ponta verde;

  • Verde;

  • Verde com ponta azul;

  • Azul;

  • Azul com ponta vermelha;

  • Vermelha;

  • Vermelha com ponta preta;

  • Preta;

As regras do taekwondo olímpico

Como qualquer modalidade em competições, o taekwondo esporte olímpico também tem suas regras, confira:

  • Segundo as determinações do WTF, as lutas têm duração variável, de acordo com o nível de graduação atingido pelo lutador. Para as faixas-preta, a luta tem duração de 6 minutos, sendo divididos em três rounds de 2 minutos;

  • Para os lutadores de faixas coloridas, a luta tem duração de 3 minutos e se divide em rounds de 1 minuto e 30;

  • Os golpes acumulam pontos para o lutador que os fizer. Um chute dado no tórax vale 1 ponto, um chute giratório no tórax vale 2, um chute na cabeça vale 3 pontos e um chute giratório na cabeça, 4 pontos;

  • Se um dos lutadores conseguir nocautear seu oponente, ele é considerado vencedor da partida;

  • Caso nenhum dos lutadores seja nocauteado, no final do último round, é feita uma contagem de pontos de acordo com os golpes executados. Aquele que tiver acumulado mais pontos, é considerado vencedor da partida;

  • Em caso de empate, é feito um outro round e o lutador que conquistar o Gold Point vence. O Gold Point é conquistado por qualquer golpe executado;

  • Se um dos lutadores tiver vantagem de 12 pontos no fim do segundo round, a vitória também pode ser declarada.

O taekwondo esporte olímpico é recente no cenário. A estreia da modalidade nos jogos foi em Sydney no ano de 2000. Duas edições depois, em Pequim, 2008, o Brasil subiu pela primeira vez no pódio.

O Brasil não conquistou muitas medalhas, no geral são, 0 ouro, 0 prata e 2 bronze.

Gostou de saber sobre o taekwondo esporte olímpico? Então comente o que achou e compartilhe com mais pessoas para que elas tenham acesso também.

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS