HomeHidroginásticaAula de hidroginástica

Aula de hidroginástica

Fazer atividade física é algo essencial para manter a saúde do organismo em dia. Hoje é possível encontrar à disposição diversos tipos de atividades e muitas opções de treinos diferentes. Você já pensou em experimentar uma aula de hidroginástica?

A aula de hidroginástica consiste basicamente na realização de exercícios de uma aula aeróbica tradicional, porém, dentro da piscina.  A água costuma ficar abaixo do pescoço, podendo ser praticada mesmo para pessoas que não são acostumadas a nadar.

A resistência da água faz com que o treino pareça muito mais intenso, enquanto a água protege você do impacto. Algumas das classes mais avançadas usam equipamentos como luvas com membranas para tornar os treinos mais difíceis.

Saiba mais sobre a aula de hidroginástica

Os exercícios na água oferecem uma resistência moderada e constante a cada movimento, fazendo com que a aula de hidroginástica ajude a proporcionar um ótimo tônus ​​muscular.

Entretanto, a maioria das pessoas não considera a aula de hidroginástica tão difícil quanto as aulas de aeróbica terrestre, porque embora a água seja mais espessa e, portanto, mais difícil de atravessar do que o ar, ela é realmente um meio mais suave em alguns aspectos.

Qualquer um que goste da água, tenha ferimentos ou esteja em reabilitação física, pode se beneficiar de uma aula de hidroginástica. Treinos na água são ainda uma excelente atividade para mulheres grávidas, idosos e pessoas com esclerose múltipla, osteoporose ou outras doenças degenerativas, porque mover-se através da água exige menos impacto das articulações e do corpo de maneira geral.

Dicas para iniciantes

Se você é iniciante, algumas dicas podem ser bastante úteis para que sua primeira aula de hidroginástica seja um sucesso:

  • Opte por um maiô confortável e se possível, por sapatos especiais de exercícios aquáticos para não machucar os pés no fundo da piscina. Sapatos irá os sapatos podem ainda adicionar mais resistência ao seu treino.
  • A segurança deve ser a prioridade em qualquer aula. Converse com seu instrutor sobre qualquer problema de saúde preexistente e sobre suas habilidades na água. Mesmo que não seja necessário saber nadar para realizar uma aula de hidroginástica, seu professor deve ficar atento a qualquer acidente.
  • Escolher a turma certa é essencial. Se você está tentando voltar de uma lesão, procure aulas que sejam voltadas para esse objetivo específico. Verifique com o médico que está tratando sua lesão para se certificar de que você pode realizar uma aula sem prejudicar seu tratamento.

 

  • Como em qualquer programa de exercícios, aconselha-se um check-up médico antes de começar. Pergunte a ele se a aula de hidroginástica é o treino certo para você, especialmente se você tem considerações físicas especiais ou está tomando medicamentos que afetam sua capacidade de se exercitar.
  • Entre e saia da sua piscina com cuidado, segurando com segurança no corrimão para apoio. Escadas e degraus da piscina podem ser escorregadios
  • Durante o treino, sempre busque se manter em um ritmo confortável ao seu organismo. Faça pausas quando necessário.
  • Comece devagar. Faça apenas parte do treino se achar que não consegue acompanhar os alunos mais antigos. O progresso tende a ser visível conforme sua frequência nas aulas aumenta.
  • Somente realize exercícios seguros e confortáveis ​​para o seu nível de condicionamento físico.
  • Se sentir alguma dor ou sintomas incomuns, pare de se exercitar e consulte seu médico imediatamente.
  • Se hidrate bem e beba água antes, durante e depois do treino. Frequentemente as pessoas esquecem de se hidratar durante os treinos aquáticos, entretanto, isso é um erro.

Se você se interessou e deseja realizar uma aula de hidroginástica, vá em frente. Escolha um instrutor e uma academia qualificada e se surpreenda!

Pratique Fitness: Valores, Inovação e Expansão!


Nós da Academia Pratique Fitness temos valores e missão bem definidos, com mindset voltado em promover saúde física e mental por meio do exercício, temos o diferencial da exclusiva Metodologia PowerGym, aplicada nas modalidades de Musculação, natação, hidroginástica, dança, muay thai, nutrição, etc.  Com ela entregamos a melhor experiência diária aos nossos clientes.

E NÃO podemos deixar de falar do GRANDE TIME de PRATICANOS, estes que são verdadeiros guerreiros, já ultrapassamos 2500 colaboradores,  e destes mais de 250 se tornaram Sócios. A academia Pratique Fitness fecha o ano de 2023 com mais de 90 unidades nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina , e para 2024 com projeto de expansão para mais 40 unidades chegando nos estados do Paraná, Espírito Santo e Goias
Saiba mais...
 

ARTIGOS RELACIONADOS